PlayStation 5 foi hackeada e jogos piratas podem não demorar muito a surgir

PlayStation 5 foi hackeada e jogos piratas podem não demorar muito a surgir

8 Novembro, 2021 0 Por Joel Pinto

Qual é a consola que até aos dias de hoje não foi hackeada? Que eu conheça, nenhuma, já que todas as consolas, mais cedo ou mais tarde, acabem por ser hackeadas e passem a ter a possibilidade de jogar jogos piratas. E a PlayStation 5 não vai ser diferente das outras, já que agora, um ano após o seu lançamento, “The Flow0”, conseguiu furar as protecções da consola.

Para quem não sabe, “The Flow0” é outro senão Andy Nguyen, alguém muito reconhecido na industria, que já anteriormente tinha ganho mais de 20 mil dólares da Sony, por ter descoberto algumas vulnerabilidades nas consolas PlayStation, e agora surge com esta novidades.

Nguyen utilizou mais uma vez a sua conta na rede social Twitter para mostrar que conseguiu hacker a PlayStation 5, e para isso partilhou uma imagem de um novo menu da consola, que é chamado de “Definições de debug”, que podemos ver abaixo.. Com esse menu a “descoberto” passará a ser possível executar jogos homebrew na consola, algo que em situações normais é impossível. Alem disso, o acesso a essa menu, permite entre muitas coisas, que utilizadores mal intencionados, possam executar jogos piratas na consola.

PlayStation 5

The Flow0 descobre vulnerabilidade na PlayStation 5

Como devem imaginar, Andy Nguyen não revelou os métodos utilizados para chegar a esse menu, e certamente será brindado, mais uma vez, com uma quantia choruda por parte da Sony.

A titulo de curiosidade, Andy Nguyen é hoje em dia um dos engenheiros da Google, e foi contratado pelo gigante das pesquisas pouco tempo depois de ter recebido a primeira “prenda” por parte da Sony, e agora vemos que continua interessado no mundo das consolas.

Posteriormente, um grupo de hackers chamado “fail0verflow” também utilizou a sua conta na rede social Twitter para revelar que descobriram uma violação de segurança na PlayStation 5. Mais precisamente, eles orgulham-se de ter encontrado todas as “chaves raiz” da consola. No entanto, essa façanha não está no nível do que Andy Nguyen conseguiu, porque não parece permitir a execução de jogos normalmente proibidos.

Mas a PS5 está lentamente a começar a revelar as suas fraquezas. Se a Sony não começar a trabalhar agora, não demorará muito para que os jogos piratas cheguem à web.

FONTE

Joel Pinto

Fundador do Noticias e Tecnologia, e este foi o seu segundo projeto online, depois de vários anos ligado a um portal voltado para o sistema Android, onde também foi um dos seus fundadores.