Plataforma de pagamentos do WhatsApp bloqueado pelo banco central

Plataforma de pagamentos do WhatsApp bloqueado pelo banco central

24 Junho, 2020 0 Por Joel Pinto

Há cerca de duas semanas, falamos aqui que o WhatsApp tinha lançado a sua própria plataforma de pagamentos, e a empresa chefiada pela Facebook decidiu começar pelo Brasil. Acontece que agora o serviço foi suspenso por ordem do banco central do Brasil.

O Banco Central do Brasil anunciou que ordenou que a Visa e a MasterCard suspendessem o serviço de pagamento do WhatsApp devido a problemas da livre concorrência.

"O motivo da decisão do banco central é preservar um ambiente competitivo adequado, garantindo a interoperabilidade, rapidez, segurança, transparência e a natureza aberta e económica do sistema de pagamentos" , explica o instituto.

WhatsApp pagamentos

Banco central do Brasil manda suspender a plataforma de pagamentos do WhatsApp

O banco central também expressou algumas preocupações em torno da confidencialidade dos dados recolhidos pela empresa, e uma vez que é uma empresa Facebook, é super natural que hajam algumas preocupações nesse sentido.

Um porta-voz do WhatsApp disse ao pessoal do TechCrunch que o objectivo do serviço é usar um "modelo aberto" e que continua a envolver-se com "parceiros locais e o Banco Central para que isso aconteça" .

O Facebook pretende disponibilizar esse serviço gradualmente em toda a sua família de aplicações, incluindo o Instagram e o próprio Facebook, e em outros países. O gigante das redes sociais lançou a sua carteira do Facebook Pay em Novembro do ano passado, começando com os Estados Unidos na plataforma principal e no Messenger, o seu outro serviço de mensagens.

Já deixou o seu like na nossa página do Facebook? Receba toda a informação em primeira mão. Siga-nos também no Google Notícias, basta selecionar-nos entre os seus favoritos clicando na estrela.