Sabe que há pessoas que alugam carros, e entregam-nos sem percorrer 1 quilometro?

Sabe que há pessoas que alugam carros, e entregam-nos sem percorrer 1 quilometro?

8 Julho, 2019 0 Por Joel Pinto

Algumas empresa de Rent-a-Car no Japão estavam a ficar intrigadas depois de muitos dos seus clientes entregarem os carros alugados, sem estes terem percorrido 1 quilometro. Depois de uma pesquisa, tudo ficou mais claro: muitos japoneses usam os carros alugados como um retiro particular, por exemplo, para fazer uma sesta.

Aparentemente, os utilizadores de serviços de aluguer de carros no Japão, não usam apenas os carros alugados para os conduzir. Pelo menos é o que relata o jornal japonês Asahi Shinbun, que diz que muitos clientes também alugam os veículos, para fazer deles um retiro particular.
Isso aconteceu porque alguns fornecedores descobriram que os seus carros foram devolvidos sem qualquer quilometro percorrido. Fornecedores como Orix e Times24 lançaram uma pesquisa com utilizadores, para esclarecer o seu comportamento incomum.

“Eu aluguei um carro para comer o meu almoço, que comprei num supermercado, e não encontrei outro lugar para comer”, diz um dos clientes. Isso acontece porque no Japão, é considerado mal visto comer na rua. Outros utilizadores relatam que alugam os carros para fazer uma sesta, ou uma simples pausa, ou simplesmente para usa-los como o seu posto de trabalho.

Usar carros alugadas como escritório e local de carregamento de smartphones

Mesmo as malas podem ser armazenadas excecionalmente bem nos carros alugados, se nas estações vizinhas os armários estiverem cheios. Após o terremoto de 2011, entre outras coisas, os telefones moveis passaram a ser carregados via USB nos veículos – sem sequer mover o carro.

Segundo o Asahi Shinbun, os carros de aluguer geralmente custam 400 ienes por cada 30 minutos, o que equivale a menos de 3,30 euros. Os veículos estão estacionados em estacionamentos especiais, dos quais existem 12.000 em todo o Japão. Como resultado, quase sempre há um dos carros nas proximidades, especialmente nas grandes cidades, e essa passou a ser uma das possibilidades mais económicas.

Joel Pinto

Fundador do Noticias e Tecnologia, e este foi o seu segundo projeto online, depois de vários anos ligado a um portal voltado para o sistema Android, onde também foi um dos seus fundadores.