Pesquisa do Brave vai utilizar Inteligência Artificial para resumir artigos

Pesquisa do Brave vai utilizar Inteligência Artificial para resumir artigos

3 Março, 2023 0 Por Joel Pinto

Brave, um dos mais conhecidos navegadores de Internet, também oferece um mecanismo de pesquisa e que agora recebeu uma nova opção que permite resumir os artigos. Ele baseia-se em inteligência artificial, num recurso muito semelhante aquele que já é oferecido pela Google.

Alimentado pelo Large Language Models (LLM), a opção de resumir é projetada para fornecer respostas concisas na parte superior da página de resultados do mecanismo de pesquisa do Brave para qualquer consulta. Não é um modelo de IA generativo como o OpenAI/ChatGPT porque os LLMs treinados pelo Brave lidam com as várias fontes de informação apenas do resultados da Internet.

A Brave afirma que o uso de resultados de pesquisa na web tem a opção de resumir os resultados numa resposta precisa, expressa em linguagem consistente. Os dados também são citados através de links para atribuição precisa de informações e para permitir que os internautas avaliem a confiabilidade das fontes. As respostas são tão precisas como os sites onde foram recolhidas mas cada fonte é claramente definida.

Resumos chegam ao mecanismo de pesquisa do Brave

Brave

Por outro lado, a opção fornece descrições de resultados de pesquisa melhoradas usando um resumo em vez de um trecho de texto retirado de um site.

A opção de resumir no mecanismo de pesquisa está disponível já a parte de hoje, e os utilizadores que não tiverem interessados podem simplesmente desligar o mesmo.

FONTE

Joel Pinto
 | Website

Fundador do Noticias e Tecnologia, e este foi o seu segundo projeto online, depois de vários anos ligado a um portal voltado para o sistema Android, onde também foi um dos seus fundadores.