E se de repente perderes todo o teu catalogo de jogos da PlayStation?
28 Novembro, 2023Imagina que és jogador PlayStation, com dezenas de jogos na tua biblioteca. Aí tens jogos que foram oferecidos pelo PlayStation Plus, e jogos digitais que tu próprio compraste. Um dia, ligas a tua consola e pura e simplesmente deixas de ter acesso aos mesmos… qual a tua reação?
Suporte da PlayStation não parece preocupada em resolver grave problema de utilizador
O que falamos acima é uma situação que nos foi reportada por um utilizador que, no seu direito, prefere manter o anonimato. A verdade é que o mesmo está há mais de duas semanas a tentar resolver o problema com o suporte da PlayStation, que demonstra não ter capacidade (ou vontade) de o resolver.
Numa primeira fase podia-se pensar que o utilizador em questão tinha perdido o acesso à sua conta PlayStation, que nem é o caso, uma vez que consegue aceder normalmente à mesma, mas pura e simplesmente os seus jogos nem sequer aparecem na biblioteca. O mais recente desses jogos é o novo Marvel’s Spider-Man 2, que o utilizador comprovadamente o comprou… e apesar de numa primeira fase o suporte da PlayStation ter dito que ele não tinha o jogo, depois de devidamente comprovado (podem ver nas imagens abaixo) acabou por admitir que ele o havia comprado. No entanto, o jogo simplesmente deixou de aparecer na sua biblioteca, quando já lá esteve, e com muitas horas de jogo… como todos os seus outros jogos.
Alem disso, comprovadamente, não houveram acessos de terceiros à sua conta, nem a mesma é partilhada com outros utilizadores.
Por mais estranho que pareça, trata-se de utilizador ininterrupto do PlayStation Plus desde 2019, e desde então já reivindicou dezenas de jogos, e todos eles simplesmente desapareceram da sua biblioteca, quando ele ainda conta com uma assinatura válida no serviço até ao final de 2024.
A verdade é que utilizador está há mais de 3 semanas a tentar resolver a sua situação com a linha de apoio da PlayStation, com inúmeros emails trocados, e até agora eles mostram-se incapazes de resolver o problema. A verdade é que o utilizador tem centenas, ou mesmo milhares, de euros investidos em jogos, e não pode jogar aos mesmos por algum problema técnico que a Sony não parece ser capaz de resolver.
O utilizador naturalmente, e com toda a razão, sente-se lesado e a PlayStation não parece interessada em resolver um problema gravíssimo.
Se tivessem nesta situação o que fariam? Deixe-nos saber a vossa opinião deixando o vosso comentário abaixo.
Joel Pinto
Fundador do Noticias e Tecnologia, e este foi o seu segundo projeto online, depois de vários anos ligado a um portal voltado para o sistema Android, onde também foi um dos seus fundadores.
Só há algo que reparei, nas respostas aos e-mails, em momento algum, ele referiu que seguiu os passos recomendados pela Sony, limitando-se a responder que é inadmissível.
Se colocarmos em analogia de comparação, eu ligar para a Tesla indicando que o carro não anda, não seguir o troubleshoot deles, e continuar a tentar meter gasolina pela entrada do cabo de carregamento, e logo a seguir lhes chamar incompetentes, quando em e-mais anteriores eles claramente me indicam como carregar o carro, posso começar a perder a razão.
O que estou a ver aqui, potencialmente, é um caso semelhante. Problemas podem acontecer, mas se a solução estiver nas minhas mãos e eu não mexer uma perna nem um braço para resolvê-la, e esperar que a marca remotamente me preste assistência para algo que se torna muito mais difícil dessa forma, então eu quero estar com esse problema.
Não me parece muito diferente neste caso…