Está a pensar comprar uma placa gráfica usada? Tenha muito cuidado

Está a pensar comprar uma placa gráfica usada? Tenha muito cuidado

23 Junho, 2022 0 Por Joel Pinto

Todos sabemos que comprar uma placa gráfica minimamente decente não é tarefa fácil. Primeiro, a escassez de componentes não permite que as fabricantes consigam produzir a quantidade desejada.

Segundo, quando elas aparecem são realmente muito caras, e assim que surgem os mineradores de criptomoedas absorvem quase todo o stock, deixando apenas algumas placas menos potentes no mercado. E terceiro, uma boa placa gráfica é muito cara, passando muito facilmente o preço de uma PlayStation 5 ou uma Xbox Series X.

Como tal, milhares de utilizadores recorrem ao mercado de usados, e aqui fica um alerta muito importante. O mercado de criptomoedas actualmente passa por uma das suas piores quedas dos últimos anos, e por esse motivo, os mineradores estão a tentar livrar-se do seu hardware de mineração.

Devido aos preços em queda das moedas criptográficas populares, vários mineradores e e-cafés chineses estão a inundar o mercado com placas gráficas que já não precisam. E para isso, eles estão a utilizar plataformas como o eBay e o Alixpress.

placa gráfica

É uma boa ideia comprar uma placa gráfica no eBay?

Como resultado, os utilizadores podem encontrar placas gráficas em segunda mão, como a RTX 3060 Ti, por cerca de 350 ou até menos. É um valor muito tentador, mas regra geral, essas placas gráficas estão "cansadas", já que trabalharam muito, mas mesmo muito, tempo 24/7 e em full load.

Mas as placas gráficas não funcionam? Claro que funcionam, mas tem de estar ciente de que os GPUs de mineração geralmente não ficam nas suas melhores condições depois de passar meses no modo sempre activo, sempre a 100%.

Por isso tenha muito cuidado... já dizia o velho ditado: "o barato sai caro".

FONTE

Já deixou o seu like na nossa página do Facebook? Receba toda a informação em primeira mão. Siga-nos também no Google Notícias, basta selecionar-nos entre os seus favoritos clicando na estrela.