PCI Express 7.0 chega em 2025 com velocidades impressionantes

PCI Express 7.0 chega em 2025 com velocidades impressionantes

23 Junho, 2022 0 Por Joel Pinto

O PCI Express 7.0 (PCIe) está programado para ser lançado em 2025 e promete taxas de transferência de 128 GT/s, o dobro daquilo que é oferecido no PCIe 6.0. Com uma transmissão bidirecional, 512GB/s são consequentemente possíveis através de uma ligação x16. No entanto, deve-se notar que estes são valores bastante teóricos.

A velocidade praticamente possível também é influenciada por outros factores. Continua a contar com a tecnologia de sinalização PAM4 como base. Os fabricantes de motherboards terão que optimizar as suas placas com materiais de alta qualidade e ligações mais curtas entre o CPU e a GPU para acomodar o PCI Express 7.0.

Para os clientes, isso deve levar a sobretaxas. No entanto, o aumento da largura de banda por pista, até 32GB/s bidirecional, pode significar que, em alguns casos, por exemplo, uma ligação x4 em vez de uma ligação de x8 é suficiente.

PCI Express 7.0

PCI Express 7.0 promete velocidades de 128 GT/s

Actualmente o PCIe 6.0 tem que se espalhar primeiro. Ainda não há SSDs e GPUs que dependam desse padrão. Mesmo o PCIe 5.0 ainda não é tão comum em utilização. Logicamente, embora o PCI Express 7.0 esteja disponível para parceiros a partir de 2025, pode levar anos até que os dispositivos correspondentes sejam comuns no mercado.

A titulo de exemplo, a PlayStation 5 utiliza a interface PCI Express 4.0, e requer uma unidade realmente rápida para operar... ou seja, ainda nem sequer o PCI Express 5.0 está devidamente implementado.

Já deixou o seu like na nossa página do Facebook? Receba toda a informação em primeira mão. Siga-nos também no Google Notícias, basta selecionar-nos entre os seus favoritos clicando na estrela.