Paypal retira apoio à Libra, a criptomoeda do Facebook
5 Outubro, 2019Outrora grande parceiro deste projecto, agora bate com a porta e deixa a criptomoeda sem o seu apoio. Sim, aquando do anuncio da Libra, a criptomoeda do Facebook, o Paypal foi anunciado como sendo um dos seus grandes parceiros, e este agora acaba por abandonar esse projecto.
Isso não impede que a rede social continuar com o seu projecto, mas é garantidamente uma tarefa certamente mais complicada. A empresa já tem muitas preocupações, já que as entidades europeias estão a tentar bloquear o acesso da mesma ao continente Europeu, e agora vê o PayPal anunciar publicamente o abandono do projecto, pelo menos por enquanto. Uma decisão que cai relativamente mal, no momento em que o Facebook precisa de mostrar parceiros significativos para convencer as altas autoridades.
PayPal distancia-se da criptomoeda Libra
O PayPal ainda não comunicou o motivo oficial por trás dessa decisão. Numa primeira declaração ao The Verge, a empresa afirmou: “Continuamos a apoiar a visão da Libra e esperamos continuar o diálogo sobre como podemos trabalhar juntos no futuro. O Facebook sempre foi um parceiro estratégico, e valioso, para o PayPal, e continuaremos a trabalhar juntos e a apoiar o Facebook de várias maneiras.”
Eu leio essas palavras como sendo vontade de continuar a trabalhar com a rede social, na rede social em si, mas sem interesse na Libra.
Outra preocupação para o Facebook e a realização de seu projecto
Se tem acompanhado as notícias sobre a criptomoeda Libra, essa decisão não lhe deve surpreender muito. De facto, desde o anúncio oficial do projeto Libra, a criptomoeda não deixou de encontrar dificuldades das autoridades reguladoras e do governo dos EUA. Eles destacam os inúmeros potenciais problemas que essa nova moeda poderia trazer, principalmente promovendo a expansão de actividades ilegais.
Dadas as tantas barreiras que a criptomoeda tem atravessado, já tenho muitas duvidas que ele chegue realmente ao mercado.
Joel Pinto
Fundador do Noticias e Tecnologia, e este foi o seu segundo projeto online, depois de vários anos ligado a um portal voltado para o sistema Android, onde também foi um dos seus fundadores.