Pat Gelsinger é o novo homem forte da Intel
14 Janeiro, 2021Com os problemas de conclusão das suas técnicas de gravação, a Intel teve que apostar muito mais do que era esperado na gravação no processo de 14nm, causando graves problemas de produção, e a criação de uma situação de escassez dos seus processadores.
A verdade é que a Intel tem lutado para aumentar a sua capacidade, e está em negociações com outros fundadores para terceirizar parte da sua produção. Por sua vez, a sua maior concorrente, a AMD, aproveitou a gravação de 7nm da TSMC para impor a sua arquitetura Zen 2, conquistando participação de mercado em todos os segmentos. E a chegada do Zen 3 deve dar-lhe ainda mais destaque.
Enquanto a Intel está a lutar para oferecer processadores de 10nm, e já começou a atrasar a chegada aos 7nm, empresas como a TSMC, e a Samsung, já estão oferecer a gravação de 5nm, e em breve mudarão para os 3nm. Se as qualidades de gravação não forem as mesmas, a empresa dá a impressão de estagnar quando a concorrência está um passo à frente, e a avançar a uma velocidade estonteante.
A empresa teve que abandonar os seus planos de projetar modems 5G, e fez uma parceria com a MediaTek para colocar a conectividade móvel nas suas plataformas. E esse conjunto de questões levou um importante acionista a exigir prestação de contas, e a exigir uma divisão da empresa, para separar as atividades de projeto, e fundição.
Sem necessariamente atender a essa expectativa, a administração da Intel prometeu estudar diferentes caminhos para relançar a empresa. O primeiro passo nessa jornada envolve o anúncio da saída do atual CEO, Bob Swan.
Pat Gelsinger será o novo CEO da Intel já a partir de Fevereiro
Pat Gelsinger passa a assumir essa função já a partir do próximo mês de Fevereiro. É alguém com 40 anos de experiência na indústria de alta tecnologia, incluindo 30 anos de Intel. Mesmo que a Intel garanta que essa mudança de posição não está associada ao desempenho financeiro, os mercados receberam bem este anúncio e fez disparar a sua cotação em cerca de 10%.
Eles contam com esta nomeação para abrir um novo rumo, e uma estratégia, mais alinhada aos desafios atuais. Será também uma questão de esquecer a degradação das posições da Intel em relação aos processadores, entre o impulso da AMD e a ameaça crescente dos processadores ARM, agora suportados pela Apple.
Joel Pinto
Fundador do Noticias e Tecnologia, e este foi o seu segundo projeto online, depois de vários anos ligado a um portal voltado para o sistema Android, onde também foi um dos seus fundadores.