Os Condenados de Shawshank chegou hoje à Netflix

15 Outubro, 2019 0 Por Joel Pinto

Os Condenados de Shawshank é um filme norte-americano de drama lançado em 1994, escrito e dirigido por Frank Darabont baseado na novela Rita Hayworth and Shawshank Redemption, de Stephen King. O filme é protagonizado por Tim Robbins e Morgan Freeman, com Bob Gunton, William Sadler, Clancy Brown, Gil Bellows e James Whitmore em papéis coadjuvantes.

Ele conta a história do banqueiro Andy Dufresne, que é condenado a prisão perpétua na Prisão Estadual de Shawshank pelo assassinato da sua esposa e do seu amante, mesmo aclamando pela sua inocência. Pelas duas décadas seguintes, Andy faz amizade com o colega e contrabandista Ellis Boyd "Red" Redding e torna-se uma peça importante no esquema de lavagem de dinheiro realizado por Samuel Norton, o director de Shawshank.

Os Condenados de Shawshank chegou hoje à Netflix

Os Condenados de Shawshank

Em 1987, Darabont comprou os direitos cinematográficos da história de King, porém o desenvolvimento só iniciou cinco anos depois, quando ele escreveu o roteiro durante um período de oito semanas. Ele conseguiu um orçamento de 25 milhões de dólares apenas duas semanas depois de ter submetido o roteiro para a Castle Rock Entertainment, com a produção de Os Condenados de Shawshank a começar em Janeiro de 1993. Apesar do filme se passar no Maine, as filmagens ocorreram quase que totalmente em Mansfield, Ohio, com o Reformatório Estadual de Ohio a servir de locação. A banda sonora foi composta por Thomas Newman, que procurou criar músicas que não distraíssem muito o espectador das acções mostradas em cena.

The Shawshank Redemption foi muito bem recebido pela crítica, com elogios para a história e às interpretações de Robbins e Freeman. Entretanto, foi um fracasso de bilheteira, arrecadando dezasseis milhões de dólares na sua exibição original. Vários motivos já foram citados para explicar o seu fracasso, incluindo a competição de outros filmes como Pulp Fiction e Forrest Gump, falta de popularidade de filmes sobre prisões, falta de personagens femininas e até mesmo do seu título, que foi considerado confuso e pouco memorável. Mesmo assim, The Shawshank Redemption foi indicado a diversos prémios, incluindo sete Oscars, e recebeu um relançamento nos cinemas que, junto com arrecadações internacionais, elevaram a bilheteira total para 58,3 milhões de dólares.

Ajude-nos a crescer, visite a nossa página do Facebook e deixe o seu gosto, para ter acesso a toda a informação em primeira mão. E se gostou do artigo não se esqueça de partilhar o mesmo com os seus amigos. Siga-nos também no Google Notícias, selecione-nos entre os seus favoritos clicando na estrela.