Oracle Linux 8: Nova versão chega com "Application Streams"

Oracle Linux 8: Nova versão chega com "Application Streams"

24 Julho, 2019 0 Por Joel Pinto

A Oracle lançou uma nova versão de sua distribuição Linux baseada no código-fonte do Red Hat Enterprise Linux (RHEL) 8. A partir daí, o Oracle Linux 8 herda, entre outras coisas, os chamados "Application Streams" ou também "AppStreams", sobre os quais a Oracle no futuro oferecerá software selecionado em diferentes versões e gostaria de atualizar com mais frequência.

O assistente de instalação do Oracle Linux 8 corresponde à sua contraparte do RHEL. Também em muitos outros lugares, a Oracle usou apenas o seu logótipo. O ambiente desktop padrão é o Gnome 3.23. No entanto, o Oracle Linux 8 destina-se principalmente como um sistema operativo de servidor e, portanto, traz apenas um conjunto básico de aplicações de desktop.

Gestão de software mais flexível graças ao AppStreams

A base do Oracle Linux 8, como o RHEL 8, é um sistema básico chamado BaseOS. Essa parte central do sistema operativo, como as versões anteriores do Oracle Linux, receberá atualizações durante dez anos - até julho de 2029.

Os fluxos de aplicações estendem esse sistema básico com componentes adicionais do sistema, bem como diversas aplicações. Estes incluem OpenJDK, o base de dados MariaDB, Git e o servidor web Apache. Os pacotes de software nos AppStreams recebem os seus próprios números de versão e suportam apenas entre dois e cinco anos.

A Oracle publicou uma visão geral do software oferecido via AppStreams junto com o tempo de suporte num site separado. A empresa aconselha os utilizadores a sempre mudarem para versões mais recentes o mais rápido possível. No entanto, as versões antigas continuam a receber atualizações até a "Data de Retirada" do Oracle. Por exemplo, o Oracle suporta o OpenJDK 1.8.0 até junho de 2023, enquanto o OpenJDK 11 o suporta até outubro de 2024.

As AppStreams oferecem aos utilizadores mais opções e flexibilidade. Por outro lado, o custo das migrações mais frequentes deve aumentar ao mesmo tempo.

Oracle Linux 8

Dandified Yum assume a gestão de pacotes

Os pacotes de software agora gerem o sistema de gestão de pacotes Dandified Yum, que os utilizadores do Fedora já conhecem como DNF. A ferramenta, por sua vez, usa os serviços do RPM Package Manager, que agora está incluído na versão 4.14. Os administradores do sistema preferem administradores através da aplicação da web do cockpit.

Novas ferramentas são as ferramentas "podman", "buildah" e "skopeo", com as quais os containers Linux podem ser geridos e iniciados.

Oracle Linux 8: no seu interior ...

O Oracle Linux 8 usa o kernel Linux 4.18.0, que é compatível com sua contraparte do Red Hat Enterprise Linux 8. Alguns módulos do kernel terceirizaram os desenvolvedores para o pacote kernel-modules-extra, o que impede que o Oracle Linux instale-os por padrão. Como os módulos também estão numa lista negra, eles só podem ser carregados por utilizadores com privilégios de root. O comando "modinfo" agora também apresenta as assinaturas digitais dos módulos do kernel.

O escopo de fornecimento inclui a ferramenta Stratis, com a qual a memória local pode ser facilmente gerida. Ele cuida de instantâneos, entre outras coisas. O sistema de arquivos XFS agora suporta um método copy-on-write no qual a cópia de um arquivo não ocupa nenhum espaço adicional primeiro. Somente ao alterar um dos arquivos envolvidos, o XFS cria um novo arquivo com o conteúdo alterado.

... e na net

O Nftables Framework substitui os antigos Iptables para filtragem de pacotes de rede no Oracle Linux 8. As ferramentas "iptables-translate" e "ip6tables-translate" ajudam a converter regras antigas.

O OpenSSH está na versão 7.8p1, o OpenSCAP está na versão 1.3.0. O LUKS2 vem como padrão com volumes criptografados. Todas as principais bibliotecas de criptografia agora usam a versão 1.3 do Transport Layer Security (TLS) como padrão.

A Oracle oferece gratuitamente a sua distribuição Linux numa versão de 64 bits para sistemas x86 como uma imagem ISO através do Oracle Software Delivery Cloud.

Já deixou o seu like na nossa página do Facebook, no, Threads, do Instagram, do BlueSky e do X? Receba toda a informação em primeira mão. Siga-nos também no Google Notícias, basta seleccionar-nos entre os seus favoritos clicando na estrela.

Joel Pinto

Fundador do Noticias e Tecnologia, e este foi o seu segundo projeto online, depois de vários anos ligado a um portal voltado para o sistema Android, onde também foi um dos seus fundadores.