OPPO está a trabalhar num processador proprietário para estrear em 2024

OPPO está a trabalhar num processador proprietário para estrear em 2024

31 Dezembro, 2022 0 Por Joel Pinto

A MediaTek e a Qualcomm atualmente dominam o mercado de chips para smartphones. Claro, também temos os Bionic da Apple e o Exynos da Samsung, que equipam os seus próprios smartphones, e depois temos nomes mais pequenos, como são os da Rockchip e da Unisoc.

Mas apenas algumas fabricantes de smartphones se dão ao luxo de investir no desenvolvimento dos seus próprios chips. E segundo novas informações, a OPPO prepara-se para se juntar a restrita lista de empresas que equipa os seus smartphones com chips proprietários, juntando-se assim à Google (Tensor), Apple e Samsung. No entanto isso só deverá ocorrer a partir de 2024.

Mas esse parece-me ser um movimento óbvio para a OPPO, que com o MariSilicon X, a fabricante já possui um chip de processamento de imagem (ISP), enquanto o MariSilicon Y é responsável pelo Bluetooth. Além disso, a OPPO pertence ao grupo BBK, em conjunto com a realme, vivo e OnePlus. Se a OPPO tirar os seus próprios chips da cartola, os desenvolvimentos certamente também poderão ser utilizados ​​pelas marcas irmãs a longo prazo, que faria desse desenvolvimento algo realmente valioso.

Alegadamente, a OPPO já atribuiu milhares de funcionários a esse desenvolvimento. No entanto, ainda faltam muitos detalhes. Deve-se considerar que os designs ARM são combinados com MariSilicon. Será interessante ver se a empresa redesenhará os seus próprios chips do zero, ou se irá escolher um parceiro que dê uma mãozinha. Este último foi o caminho da Google, cujos chips Tensor são adaptações dos Exynos, da Samsung. Mas suspeito que é mais provável que a OPPO siga o primeiro caminho e crie os seus próprios designs.

OPPO prepara os seus próprios Chips

Rumores semelhantes circularam há um ano, segundo os quais a OPPO supostamente queria desenvolver SoCs personalizados e pedir à TSMC que os fabricasse. Na ocasião falava-se de uma disponibilidade em 2023, e agora fala-se em 2024... teremos de esperar para ver.

De qualquer forma, essas informações devem ser tratadas com alguma cautela. Porque a própria fabricante mantém-se silenciosa sobre esse assunto.

FONTE

Já deixou o seu like na nossa página do Facebook, no, Threads, do Instagram, do BlueSky e do X? Receba toda a informação em primeira mão. Siga-nos também no Google Notícias, basta seleccionar-nos entre os seus favoritos clicando na estrela.

Joel Pinto

Fundador do Noticias e Tecnologia, e este foi o seu segundo projeto online, depois de vários anos ligado a um portal voltado para o sistema Android, onde também foi um dos seus fundadores.