OPPO e Oneplus impedidas de vender smartphone na Alemanha por causa da Nokia [Resposta oficial da OPPO]

OPPO e Oneplus impedidas de vender smartphone na Alemanha por causa da Nokia [Resposta oficial da OPPO]

8 Agosto, 2022 0 Por Joel Pinto

A OPPO e a OnePlus suspenderam as vendas de smartphones na Alemanha, devido a uma disputa em andamento entre as empresas e a Nokia, e tudo por causa de algumas patentes relacionadas à tecnologia 4G.

Não está claro se entre esses smartphones também estão aqueles que estiveram no centro de um acordo que ocorreu em 2018, mas o que sabemos é que a batalha legal entre a OPPO e a Nokia está em andamento há algum tempo, e que no início de Junho as duas empresas foram condenadas a chegar a um acordo, sob pena de serem banidas do mercado alemão.

Evidentemente, o acordo não foi alcançado, razão pela qual a Nokia afirmou as suas razões e obteve a remoção completa dos smartphones da OPPO e da OnePlus daquele mercado. Os produtos ainda estão disponíveis para compra em canais de terceiros, como Amazon, mas apenas enquanto durarem os stcoks. Obviamente, isso não tem consequências para os dispositivos já vendidos, que continuarão a funcionar e a receber actualizações regularmente.

Segundo o que está a ser revelado, na base da falta de acordo estariam os custos de royalties muito elevados solicitados pela Nokia, que parecem atingir os 2,5 euros por aparelho vendido. O problema é que, para cumprir a lei alemã, a OPPO e a Nokia teriam que assinar um acordo em base global, de modo que o pagamento teria cobertura para todos os smartphones vendidos pelas duas empresas Chinesas e, todo o mundo, e provavelmente também as outras empresas do Grupo BBK, como a Vivo.

Alemanha

OPPO e Oneplus proibidas de vender smartphones na Alemanha

A Nokia também processou o grupo em muitos outros países europeus, incluindo França, Espanha, Finlândia, Suécia e Reino Unido, de modo que o risco de que o contágio da proibição se estenda a outros grandes mercados é bastante real. De qualquer forma, a OPPO e a OnePlus não abandonaram completamente a Alemanha, pois continuam a vender todos os outros produtos não afectados pela proibição, como fones de ouvido. Resta saber se as empresas envolvidas conseguirão chegar a um acordo ou se a permanência na Alemanha, ou até mesmo na Europa, da duas empresa, bem como de outras marcadas do grupo BBK, correm grande risco num futuro próximo.

FONTE

EDIT 09/08/2022: Entretanto recebemos um Statement oficial por parte da OPPO que confirma a informação anteriormente disponibilizada. Mas aqui fica:

Como proprietária de muitas patentes 5G, a OPPO valoriza muito o papel da propriedade intelectual na inovação. Temos um histórico de estabelecer acordos de licenciamento com muitas empresas líderes e estamos comprometidos em promover um ecossistema de propriedade intelectual saudável. No dia seguinte ao término do contrato 4G entre a OPPO e a Nokia, a Nokia partiu imediatamente para tribunal com o intuito de pedir um valor de renovação excessivamente alto.

O nosso compromisso de longo prazo com o mercado alemão permanece intacto e estamos a trabalhar proativamente com as entidades relevantes no sentido de resolver todas as questões em discussão. Apesar das vendas e do marketing de produtos relevantes ficarem para já suspensos nos nossos canais, a OPPO continuará as operações na Alemanha. Entretanto, os consumidores poderão continuar a utilizar os produtos OPPO, aceder a serviços pós-venda, receber futuras atualizações do sistema operativo e muito mais.

Joel Pinto

Fundador do Noticias e Tecnologia, e este foi o seu segundo projeto online, depois de vários anos ligado a um portal voltado para o sistema Android, onde também foi um dos seus fundadores.