OPPO apresenta a sua câmara com Zoom 10x e um novo sensor de impressão digital
16 Janeiro, 2019Era esperado que hoje a OPPO apresenta-se um novo smartphone, em que o seu maior destaque fosse a sua câmara com zoom optico de 10x. Mas não foi isso que aconteceu, já que hoje a fabricante anunciou “somente” dois componentes que vai desejar ter no seu novo smartphone. Uma câmara com o esperado zoom optico de 10x e um novo scanner de impressão digital que fica embutido no ecrã.
Vou começar por falar neste novo sensor de impressão digital. Ele é muito semelhante ao apresentado pela Xiaomi, ou seja é maior e com muito menos erros. Com ele o utilizador é capaz de digitalizar dois dedos ao mesmo tempo. Mas também aqui resta saber se isso realmente chega à ótima funcionalidade dos scanners de impressões digitais normais.
A câmara com zoom óptico de 10x não é menos interessante, especialmente nos momentos em que os fabricantes tentam diferenciar-se por causa de novos recursos. A Oppo já tinha mostrado um zoom de 5x em 2017, mas nunca chegou ao mercado, mas que isso deve mudar com este zoom de 10x. A estrutura é muito semelhante ao zoom de 5x. A imagem é virtualmente conduzida, e pode, assim percorrer uma grande quantidade de lentes. 10 vezes é conseguido a partir de um Telelinse.
A unidade da câmara consiste num total de três câmaras, e a estabilização ótica da imagem faz parte das suas características. Começa com as câmaras quase com uma perspetiva ultra-ampla e amplia uma lente teleobjetiva média (o Oppo gostaria de cobrir uma faixa de distância focal de 15,9 a 159 mm). Não está claro como é ordenado para a abertura das lentes, aqui o Zoom torna muitas vezes adversamente percetível.
Na MWC, a Oppo quer mostrar a câmara e o scanner de impressões digitais a trabalhar, e num smartphone pronto para chegar ao utilizador final, mas ainda não sei que telefone é esse. É bem possível que seja uma visão antecipada do Oppo R19, mas poderia ser apenas uma demonstração tecnológica.
Joel Pinto
Fundador do Noticias e Tecnologia, e este foi o seu segundo projeto online, depois de vários anos ligado a um portal voltado para o sistema Android, onde também foi um dos seus fundadores.