OPPO anuncia o ColorOS 12 que é baseado no Android 12

OPPO anuncia o ColorOS 12 que é baseado no Android 12

16 Setembro, 2021 Não Por Joel Pinto

Tal como já havia sido prometido, a OPPO anunciou hoje a versão mais recente do seu sistema operativo, o ColorOS 12, que é baseado no Android 12, e que em breve estará presente nos seus smartphones, nos telefones da Oneplus e nos da realme (são as empresas do grupo BBK).

Como é natural, o ColorOS 12 chega com diversas novidades, como por exemplo, o espaçamento entre os ícones que foi optimizado, por um lado para acomodar muitas informações e, por outro lado, para deixar espaço suficiente. Além disso, os textos receberam mais contraste, e sombras claras foram adicionadas para torná-los mais fáceis de ler. Além disso, o OPPO torna mais fácil nesta nova versão abrir aplicações em diferentes modos, como por exemplo, em pequenas janelas.

O ColorOS 12 também inclui a Barra Lateral Inteligente 2.0 com seis novas ferramentas. Por exemplo, eles podem tocar directamente música, ou comparar preços de comércio electrónico. Há também uma nova função para facilitar as ligações entre PCs e smartphones. Isso torna mais fácil para os utilizadores arrastar ficheiros dos seus smartphones para os seus computadores, ou editar documentos que estão armazenados no telefone. A Oppo chama isso de ligação cruzada do ecrã.

E já que falamos de nomes, a empresa agora chama o novo avatar de emoji de Omoji. Claro, eles também querem melhorar o seu desempenho. No fundo, por exemplo, o chamado Quantum Animation Engine deve acelerar animações. As novas funções do Android 12 também são adoptadas, e por exemplo, os utilizadores agora são notificados quando uma aplicação aceder ao microfone, câmara ou localização.

ColorOS 12

ColorOS 12 oficialmente anunciado pela OPPO

O ColorOS 12 também permite aos utilizadores remover metadados de imagens antes de as partilhar. Outros fabricantes de Android também introduziram essa função, mas caso da OPPO, isso também é válido para os vídeos. A propósito, o Find X3 Pro Photographer Edition será o primeiro dispositivo a receber o ColorOS 12. Já no próximo mês de Outubro, uma versão beta aberta para o outro Find X3 e para o OnePlus 9 será disponibilizada.

ColorOS 12

O Find X2 e o Reno6, por sua vez, devem receber as versões beta deste novo sistema operativo em Novembro. O Reno5, K9, A95, A93, Ace 2 e OnePlus 8 seguirão em Dezembro.

Segundo a OPPO, cerca de 150 milhões de utilizadores e 110 dispositivos móveis receberão esta nova versão. E nunca é demais lembrar, que os timmings revelados acima são para as versões na China, a versão global contará com o seu próprio roadmap.