Opera para Android atualizado com rolagem mais rápida e novo bloqueador de anúncios
20 Fevereiro, 2019Embora o Google Chrome seja provavelmente o navegador da Web mais popular do mundo, ele não pode ser tudo para todos os utilizadores. Na verdade, a versão para smartphone nunca suportou bloqueadores de anúncios, cuja a presença tem sido um importante ponto de venda para os seus concorrentes, como o Opera, DuckDuckGo, Brave e Ghostery.
Agora, o bloqueador de anúncios do Opera tem uma atualização mais amigável para os anunciantes, e a versão 50 para Android também traz suporte para vídeo picture-in-picture, além de uma ferramenta para rolar rapidamente por uma longa página da web. Como antes, esta versão é baseada no Chromium, que é o que o Google usa no seu navegador Chrome.
Por padrão, o bloqueador de anúncios do Opera continuará a bloquear tanto quanto costumava fazer. A diferença agora é que o utilizador tem a opção de “whitelist” para sites específicos. Quando tocar no ícone de cadeado no canto superior esquerdo, um menu será mostrado e pergunta se deseja excluir o site que está a visualizar do bloqueio de anúncios.
Existem duas maneiras de desfazer essa alteração. A principal maneira é ter o site na lista de permissões carregado no Opera e, em seguida, tocar no cadeado e depois no controle deslizante “Excluir do bloqueio de anúncios”. Mas, claro, se começar a fazer isso em vários sites, ou se deixar de usar o Opera durante algum tempo, pode esquecer quem é excluído.
Para ver a sua lista de sites excluídos, toque no botão vermelho “O” no canto inferior direito, em Configurações, em Bloqueio de anúncios e em Sites excluídos. Infelizmente, não pode excluir sites específicos dessa lista; o botão da lixeira apagará toda a lista. Mas pode pelo menos ver quais os sites que estão listados e, em seguida, aceder aos mesmos para ajustar as suas configurações de bloqueio de anúncios.
Espero que uma versão futura do Opera para Android adicione a capacidade de gerir sites específicos a partir dessa lista de exclusão.
Conforme já tinha indicado acima, o Opera também já tem suporte para vídeos picture-in-picture, para que possa transmitir um vídeo numa pequena janela enquanto navega na web na janela principal do navegador. A apicação móvel do YouTube tem esse recurso há algum tempo, mas é bom ver outras aplicações passarem a ter suporte ao recurso para outros serviços de streaming.
Por último, mas não menos importante, a versão 50 do Opera para Android também tem agora uma rápida ferramenta de rolagem vertical. Quando começar a rolar, um pequeno botão irá aparecer perto do canto superior esquerdo do ecrã, e pode arrastar esse botão para cima e para baixo para rolar numa velocidade acelerada.
No entanto, é bom saber que essa ferramenta de rolagem pode não funcionar corretamente em sites que usam um método “cascata” para adicionar mais conteúdo enquanto navega pela página.
Joel Pinto
Fundador do Noticias e Tecnologia, e este foi o seu segundo projeto online, depois de vários anos ligado a um portal voltado para o sistema Android, onde também foi um dos seus fundadores.