Oneplus não tem intenções de abandonar a OxygenOS (pelo menos por enquanto)
19 Junho, 2021Há alguns dias revelamos aqui que o CEO da Oneplus, o Pete Lau, anunciou uma fusão das equipas de programação da Oneplus e da OPPO. Esse passo foi dado com a intenção das empresas disponibilizarem mais, e melhores, actualizações para os seus equipamentos.
No entanto, rapidamente surgiu algum ruído a dar conta de que a Oneplus poderia abandonar a OxygenOS em favor do ColorOS, a interface da OPPO. Esse ruído foi de tal forma intenso que “obrigou” Pete Lau a intervir, ao afirmar que o OxygenOS continuará a sua aventura mesmo após a fusão com a OPPO.
No fórum oficial da empresa, foi o CEO quem quis especificar que o OxygenOS permanecerá o sistema operativo para os dispositivos desta marca popular vendidos internacionalmente, enquanto que aqueles que forem comercializados na China serão baseados no ColorOS.
Se no curto prazo não há dúvidas sobre a sobrevivência do OxygenOS, a situação é diferente se formos fazer previsões para os próximos anos, pois já existem indícios que sugerem que o ColorOS pode acabar por ser adoptado em todos os aparelhos da fabricante chinesa. Por exemplo, a versão beta do Android 12 para a série OnePlus 9 provou ser mais uma variante do ColorOS no seu núcleo, tal como já havia sido revelado por Max Weinbach:
OnePlus 9 Pro Android 12 beta is literally ColorOS pic.twitter.com/aQLW7NqaQH
— Max Weinbach (@MaxWinebach) May 18, 2021
Versão internacional dos telefones da Oneplus continuará equipada com o OxygenOS
Esta é a segunda vez que o OnePlus especifica que o OxygenOS permanecerá, mas, ao mesmo tempo, a promessa de actualizações “mais rápidas e estáveis” só faz sentido se a empresa puder dedicar todos os seus esforços a uma interface e não a duas., como é o caso neste momento.
Joel Pinto
Fundador do Noticias e Tecnologia, e este foi o seu segundo projeto online, depois de vários anos ligado a um portal voltado para o sistema Android, onde também foi um dos seus fundadores.