Oneplus 12 é agora oficial: o novo topo de gama da fabricante
23 Janeiro, 2024A fabricante chinesa realizou hoje um evento onde apresentou dois novos smartphones e um par de fones de ouvido. Se há pouco falamos aqui do Oneplus 12R, chegou o momento de falar do Oneplus 12, o mais recente topo de gama da empresa.
“Estamos absolutamente entusiasmados em apresentar a série OnePlus 12, que irá mudar o status quo da indústria”, disse Pete Lau, fundador da OnePlus, vice-presidente sénior e diretor de produtos da OPPO e OnePlus. “O OnePlus 12 Series representa perfeitamente o nosso compromisso durante esta década com a busca pela excelência, pois foi meticulosamente criado para oferecer uma experiência rápida, fluida e duradoura.”, acrescenta Lau.
Em comparação com o smartphone que já todos conhecemos, que estreou na China nas últimas semanas, praticamente não temos alterações: tanto as especificações técnicas como o design permanecem inalterados, com exceção das principais configurações de memória (não temos versões de 24GB de RAM com 1TB de armazenamento). O ecrã é um painel AMOLED ProXDR LTPO de 6,82 polegadas com resolução QHD+, com taxa de atualização adaptativa de 1 a 120 Hz e brilho máximo de 4500 nits, enquanto no seu interior temos o esperado Qualcomm Snapdragon 8 Gen 3, suportado por até 16GB de RAM LPDDR5X e 512GB de armazenamento interno UFS 4.0.
Para manter a potência do chipset sob controle, a fabricante integrou um novo sistema de refrigeração Dual Cryo-velocity que melhora a área de dissipação de calor, o material de resfriamento e o design da estrutura, garantindo uma experiência mais confortável mesmo com alto desempenho.
Com o seu novo smartphone, a empresa chinesa decidiu apostar fortemente no setor fotográfico, integrando o mais recente algoritmo HDR interno e uma câmara Hasselblad de quarta geração. Temos um sistema de tripla câmara na traseira com sensor principal Sony LYT-808 de 50MP, sensor ultra grande angular Sony IMX581 de 48MP e teleobjetiva OmniVision OV64B de 64MP com zoom óptico de 3x, e câmara frontal (integrada através de furo no display) com sensor Sony IMX615 de 32MP. O sensor principal e o sensor periscópio podem contar com estabilização ótica de imagem (OIS), enquanto os outros dois (ultra grande angular e câmara selfie) precisam de “se contentar” com a estabilização eletrónica (EIS). O algoritmo HDR do OnePlus 12 ajuda a tornar as imagens mais realistas e naturais, com tons de luz e sombra mais precisos. A colaboração com a Hasselblad também oferece recursos como retratos profissionais Hasselblad, modo Hasselblad pro e XPAN.
Em termos de conectividade não temos lacunas, expecto a porta para a tomada de áudio de 3,5 mm para a qual agora temos que tranquilizar (nesta gama, pelo menos): disponível, além obviamente de 5G com dual SIM, temos Wi-Fi 7, Bluetooth 5.4, GPS de banda dupla, NFC e porta USB-C. Através deste último (mas não só), a generosa bateria de 5400mAh pode ser recarregada rapidamente. O OnePlus 12 suporta carregamento com fio SUPERVOOC de 100W e carregamento sem fio AIRVOOC de 50W. Segundo a empresa, leva cerca de 26 minutos para ter 100% com fio, ou 55 minutos sem fio. A empresa garante pelo menos 80% de integridade da bateria após 1.600 ciclos (correspondendo a aproximadamente quatro anos de uso).
O novo topo de gama da fabricante pode contar com o Trinity Engine do OxygenOS 14, baseado no Android 14, um motor projetado para “estender os limites da inovação”: oferece seis tecnologias proprietárias para redefinir a experiência móvel, com otimizações avançadas para desempenho e jogos, e para maior fluidez. Integra tecnologias CPU-Vitalization, RAM-Vitalization e ROM-Vitalization para otimização de recursos, bem como Hyper Rendering, Hyper Boost e Hyper Touch para garantir uma melhor experiência visual nos jogos, uma experiência tátil homogénea e melhorias em termos de inteligência artificial.
Com a tecnologia CPU-Vitalization , o smartphone pode aproveitar o agendamento aritmético avançado em nível de sistema e examinar a microarquitetura do chip para liberar todo o potencial do SoC da Qualcomm para melhor desempenho e maior eficiência. Com a implementação da solução L3/MPAM e a otimização do algoritmo EAS (Energy Aware Scheduling), a empresa chinesa melhorou o uso da CPU e ao mesmo tempo prolongou a vida útil da bateria do seu OnePlus 12. Além disso, temos uma melhoria de 32% na latência de toque habilitada pelo Qualcomm Game Quick Touch 2.0, que fornece maior estabilidade da taxa de toque, minimizando flutuações ocasionais na taxa de quadros e quedas de toque durante quedas na taxa de quadros em momentos de maior intensidade. O OnePlus 12 também é o primeiro dispositivo Snapdragon 8 Gen 3 a ser aprovado como “Snapdragon Spaces Ready”, dando aos programadores a capacidade de dar vida às suas ideias de Realidade Estendida (XR) e explorar de forma mais completa o potencial da realidade aumentada vestível.
Preço e disponibilidade do Oneplus 12
O OnePlus 12 está disponível nas cores Silky Black e Flowy Emerald a partir do próximo dia 5 de setembro com preço a começar nos 969 euros.
Joel Pinto
Fundador do Noticias e Tecnologia, e este foi o seu segundo projeto online, depois de vários anos ligado a um portal voltado para o sistema Android, onde também foi um dos seus fundadores.