One Piece surpreende é um dos maiores sucessos da Netflix
5 Setembro, 2023Apesar de ainda não ter feito uma semana que teve direito à sua estreia, já é seguro dizer que a Netflix encontrou mais uma galinha de ovos de ouro para este ano de 2023, e estamos obviamente a falar da série live-action baseada no mangá e anime com o mesmo nome: One Piece.
Parece que desta vez o círculo vicioso de adaptações encontrou a formula certa, já que as incessantes ondas de feedbacks positivos em relação à série não param de chegar. Se esse tipo de projeto há muito preocupa os aficionados por obras japonesas, chegou a hora das adaptações do género entrarem numa nova era.
Sob a supervisão de Eiichiro Oda, a série One Piece não apenas respeita a sua versão original, mas também oferece um novo olhar sobre esse rolo compressor da cultura pop. Recorde-se que as aventuras de Luffy em formato papel venderam mais de 516 milhões de cópias em todo o mundo, tornando o mangá um dos mais reconhecidos, em todas as faixas etárias. Adaptado com maestria para um formato mais ocidental, o primeiro arco de East Blue revela aos espetadores os primeiros passos de uma tripulação que se tornará lendária. Se já estamos ansiosos para descobrir a continuação destas aventuras em formato live-action, a segunda temporada já parece assegurada dado o sucesso global da série.
One Piece no topo das séries mais assistidas na Netflix em 84 mercados
Assim como aventurar-se na Grand Line promete ser perigoso, a série One Piece destaca-se como uma aposta bastante arriscada. Mais uma falha em termos de adaptação teria custado muito à reputação da Red N. Contra todas as expectativas: não é esse o caso. Gomu Gomu está certo no projeto que, entre a sua dimensão mediática e o boca-a-boca, está agora no topo dos rankings internacionais.
O pessoal do Library of Ohara, especialista em história de One Piece, foi responsável por recolher as informações no X (antigo Twitter): a série One Piece é atualmente a série mais assistida em 84 países diferentes, apesar de não o ser em Portugal, mas ser no Brasil. Esta classificação refere-se à tendência atual e não à globalidade, mas comprova o impacto inesperado da série.
Em comparação, Wednesday e Stranger Things só conseguiram esse feito em 83 países. Essas séries quebraram muitos recordes em 2022 e parece que One Piece está no caminho certo para fazer o mesmo este ano. Dentro de um mês, é seguro apostar que as primeiras estatísticas de audiência em termos de número de horas visualizadas serão, no mínimo, estonteantes.
Para completar, esta série live-action de One Piece ocupa o primeiro lugar em popularidade na plataforma de avaliação Rotten Tomatoes, além de uma pontuação “Certified Fresh” de 83%. Um desempenho surpreendente para um site sujeito a classificações catastróficas. Isso mostra que a força da amizade reivindicada pelo shonen não é brincadeira.
Joel Pinto
Fundador do Noticias e Tecnologia, e este foi o seu segundo projeto online, depois de vários anos ligado a um portal voltado para o sistema Android, onde também foi um dos seus fundadores.