OmniVision anuncia o seu primeiro sensor fotográfico de 200MP para smartphone

OmniVision anuncia o seu primeiro sensor fotográfico de 200MP para smartphone

8 Janeiro, 2022 0 Por Joel Pinto

Há muitos que smartphones de gama média e gama alta usam sensores fotográficos com mais de 100MP, e há alguns meses que se fala que a Samsung estava a preparar um sensor de 200MP. Hoje, chegou-nos a informação de que a OmniVision anunciou o OVB0B, aquele que é o seu primeiro sensor fotográfico de 200MP para smartphones.

A OmniVision diz que o OVB0B conta com pixels grandes de 0,61μm, diagonal de 1 / 1,28 polegadas e resolução de 16384 x 12288 pixels. A característica distintiva deste sensor é o uso de uma tecnologia particular de 16 células, que permite obter vídeos e visualizações de qualidade premium no modo de 12,5 megapixils, especialmente em condições de pouca luz.

Além disso, o sensor possui outra inovação técnica: é o primeiro sensor de 200MP a oferecer a tecnologia “detecção de fase quádrupla 100% (QPD)”, que promete excelente desempenho no foco automático de detecção de fase.

A esse respeito, Arun Jayaseelan , gerente de marketing da equipe da OmniVision, disse:

“Os consumidores querem fotos de alta resolução e visualizações e vídeos de alta qualidade. Como líderes em tecnologia de sensor de imagem, empregamos a tecnologia de matriz empilhável PureCel Plus-S para levar as principais câmaras de smartphone a um novo nível. Com o novo OVB0B, agora podemos oferecer a mais alta resolução do sector em um pacote pequeno para smartphones de última geração, junto com o melhor desempenho em condições de pouca luz".

OmniVision

OmniVision OVB0B oficialmente anunciado

Quanto aos seus recursos, este novo sensor da OmniVision é o primeiro a oferecer suporte à gravação de 4K2K com uma sensibilidade declarada de 16 vezes maior, graças à tecnologia binning de 16 células. Quanto ao seu alardeado desempenho em baixa luminosidade, o binning 4 × 4 produz resultados finais de 12,5 megapixels com pixels grandes equivalentes a 2,44 µm. Além disso, a tecnologia remosaica integrada no chip torna possível gravar vídeo a 50 megapixeis a 24 frames por segundo e com resolução de 8k a 30 frames por segundo com desempenho de pixel equivalente a 1,22 µm.

Também digno de nota é o suporte para saída HDR com exposição tripla na resolução de 12,5 megapixeis a 30 fps. Para terminar, mas não menos importante, este OVB0B suporta CPHY, DPHY e DOVDD duplo (1.8V e 1.2V) e que as primeiras amostras já estão disponíveis para as fabricantes de smartphones.

Já deixou o seu like na nossa página do Facebook? Receba toda a informação em primeira mão. Siga-nos também no Google Notícias, basta selecionar-nos entre os seus favoritos clicando na estrela.