OFDMA — Mais Rápido, Maior Capacidade de Transporte com Wi-Fi 6

OFDMA — Mais Rápido, Maior Capacidade de Transporte com Wi-Fi 6

12 Fevereiro, 2020 0 Por Ricardo Preto Pacheco

A busca constante por uma rede Wi-Fi mais rápida não para. Isto porque as redes actuais estão a tornar-se obsoletas, tendo em conta a sobrecarga proveniente das inúmeras actividades online como são o caso do streaming, gaming, browsing, downloading e gestão de inúmeros dispositivos IoT.

Desta necessidade de satisfazer o apetite voraz por largura de banda dos inúmeros gadgets nasce uma outra necessidade premente: a de ter redes mais rápidas e robustas!

É para colmatar este cenário que o standard Wi-Fi 802.11ax, comummente conhecido por Wi-Fi 6, surge como a melhor solução, permitindo uma maior e melhor gestão de clientes em cenários de utilização intensa.

OFDMA

Mas como funciona?

Muito embora aproveite e melhore alguns dos métodos já existentes, este standard introduz uma nova funcionalidade, a tecnologia OFDMA, acrónimo para Orthogonal Frequency Division Multiple Access, a qual potencia grandemente a capacidade da rede.

O desenvolvimento da OFDMA

O desenvolvimento da OFDMA

Esta tecnologia disponibiliza suporte para múltiplos utilizadores em simultâneo, dando à rede uma maior capacidade, tendo sido desenvolvida a partir da OFDM (disponível nos standards 802.11a/g/n/ac) e melhorando-a consideravelmente.

OFDM?

De forma simples, a OFDM é uma tecnologia que divide todo o espectro de transportadoras em várias subtransportadoras, gerando assim um aumento significativo da capacidade e eficiência da rede.

Imagine uma autoestrada (a largura de banda contratada) em que apenas é permitida uma fila de camiões transportar bens (dados) para um cliente (o dispositivo, seja PC, smartphone ou tablet) de cada vez, mesmo que os camiões não estejam totalmente carregados. Isto gera desperdício de espaço, tanto na autoestrada como na quantidade de veículos. A solução passa por dividir a autoestrada em várias vias. Ora basicamente é isto que acontece com a aplicação da OFDM: divide o espectro disponível em várias subtransportadoras para que vários fluxos de dados sejam transmitidos em paralelo, evitando que interfiram uns com os outros.

Quais as melhorias introduzidas pela OFDMA?

Actualmente as redes já exigem uma maior capacidade do que a permitida pela OFDM, tornando esta funcionalidade obsoleta. Como tal foi necessário melhorá-la e introduzir a OFDMA no standard 802.11ax, aumentando a quantidade de dados que um router consegue processar. Assim, pegando no modelo OFDM e levando-o mais além, com a OFDMA a eficiência do espectro de transportadoras é aumentada grandemente, providenciando uma experiência de navegação muito melhor.

À esquerda, a OFDM aloca toda uma subtransportadora a um utilizador, por um período de tempo, independentemente desta estar a ser totalmente utilizada ou não. Apenas um cliente recebe pacotes de dados durante esse período, monopolizando a subtransportadora na sua totalidade. Pegando no exemplo dado, é como se um dos camiões apenas levasse metade da carga possível. Quando existem vários clientes e uma grande quantidade de pacotes pequenos, cada cliente tem de esperar longos períodos de tempo para que chegue a sua vez de enviar e receber dados, levando ao desperdício de largura de banda.

Por contraste, à direita temos a OFDMA, dividindo estas subtransportadoras em unidades de recursos menores e distribuindo-os pelas várias bandas de forma a que as necessidades individuais de cada cliente sejam supridas. Isto permite que vários dispositivos comuniquem em simultâneo.

Para além disso, a OFDMA combina pequenos pacotes (no diagrama acima combina os pacotes dos Users 0, 1 e 2), levando a um aumento significativo da capacidade de comunicação. Ao combinar, classifica os dados de acordo com sensibilidade de tempo e urgência, priorizando-os. Assim, dados com maior importância são tratados primeiro.

Concluindo, quando comparadas a OFDM leva a um desperdício de recursos, aumentando o tempo de espera enquanto a OFDMA ultrapassa a performance da OFDM devido a uma gestão de recursos mais pormenorizada, disponibilizando uma rede de maior qualidade.

Quais são as vantagens da OFDMA?

De forma suplementar a tudo o que já foi dito, apresentamos um resumo das vantagens essências disponibilizadas pela OFDMA:

  • Uma rede mais rápida, já que os dispositivos transmitem em sincronia
  • Maior capacidade, já que OFDMA disponibiliza até 4x mais capacidade
  • Flexibilidade de implementação através das várias frequências de bandas, permitindo a utilização de várias frequências em simultâneo, de acordo com as exigências da rede
  • Melhor experiência de navegação online em cenários Wi-Fi de grande densidade

O que é possível obter de um router 802.11ax?

O standard 802.11ax permite que vários dispositivos comuniquem em simultâneo. Caso em sua casa tenha muitos dispositivos a acederem à internet, um router 802.11ax deverá ser a sua escolha. Poderá desfrutar de vídeos 4K livres de lag e proceder ao download de ficheiros da sua NAS ao mesmo tempo, enquanto os seus filhos jogam Xbox e um outro membro da sua família está em videoconferência via Skype.

Comparativamente aos anteriores standards Wi-Fi, permite, também, um aumento dramático nas velocidades das redes de cenários de grande densidade como aeroportos, estádios e universidades.

A TP-Link já lançou e vai continuar a lançar novos modelos de routers que suportem o standard 802.11ax para satisfazer as diversas necessidades dos seus clientes. É expectável que num futuro próximo todos possamos desfrutar dos benefícios da tecnologia Wi-Fi 802.11ax para viver uma melhor experiência online.

Dicas:

  1. Para que seja possível usufruir desta nova tecnologia os equipamentos clientes também terão de incorporar o standard 802.11ax.
  2. A velocidade máxima de navegação na internet é sempre definida pela velocidade contratada à operadora.

 

Ajude-nos a crescer, visite a nossa página do Facebook e deixe o seu gosto, para ter acesso a toda a informação em primeira mão. E se gostou do artigo não se esqueça de partilhar o mesmo com os seus amigos. Siga-nos também no Google Notícias, selecione-nos entre os seus favoritos clicando na estrela.