Obama: In Pursuit of More Perfect Union estreia hoje na HBO Portugal

Obama: In Pursuit of More Perfect Union estreia hoje na HBO Portugal

4 Agosto, 2021 Não Por Joel Pinto

Obama: In Pursuit of More Perfect Union é um documentário de três partes que estreia hoje, dia 4 de Agosto, na HBO Portugal, e que narra o percurso pessoal e político do presidente Barack Obama, enquanto o país luta com a sua história racial. Intercalando conversas de colegas, amigos e críticos com os seus próprios discursos e entrevistas, o documentário começa com a infância de Obama e conduz-nos pela sua visão como filho de uma mãe caucasiana do Kansas e de um pai africano, pela sua formação espiritual numa geração de líderes negros e na sua esperança por uma América mais inclusiva. Através da história de um homem eternamente ligado à história de um país, o documentário, reflete sobre o passado e presente da identidade nacional da América.

Foi realizado pelo vencedor do Emmy, Peter Kunhardt ("True Justice: Bryan Stevenson's Fight For Equality", "John McCain: Por Quem os Sinos Tocam", "King in the Wilderness").

Com a clareza da perspetiva dos últimos quatro anos, Obama: In Pursuit of More Perfect Union, mostra uma imagem coesa da América sob o mandato do seu primeiro presidente afro-americano. A presidência de Obama foi única na história da América, mas o que foi um passo histórico para o país, expôs também a necessidade sempre presente de abordar desafios profundamente enraizados em torno de questões e justiça raciais e a história do país.

O documentário inclui um contexto, comentários e críticas de um amplo conjunto de participantes, incluindo: a autora Jelani Cobb; o representante John Lewis; o consultor político David Axelrod; o Reverendo Alvin Love; o autor Michael Eric Dyson; a jornalista Laura Washington; o Reverendo Jeremiah Wright; a jornalista Michele Norris; o editor da revista New Yorker, David Remnick; o Reverendo Al Sharpton; o professor Cornel West; o político Jesse Jackson; o autor Ta-Nehisi Coates; Sherlyn Ifill da NAACP; a assessora política Valerie Jarrett; o professor Henry Louis Gates Jr.; o ator Keegan-Michael Key; a ex-funcionária do governo Shirley Sherrod; o jornalista David Maraniss; o professor Ken Mack; o redator de discursos Jon Favreau; o conselheiro Broderick Johnson e o representante Bobby Rush.

Obama

Obama: In Pursuit of More Perfect Union já está na HBO Portugal

A primeira parte de foca-se na educação dada pela sua mãe, uma mãe solteira do Kansas e pelos seus avós maternos, na sua educação primária no Havai e na sua formação na Universidade de Columbia e na Faculdade de Direito de Harvard. Através de entrevistas de arquivo, Obama reflete sobre o impacto de ter um pai africano distante, o seu crescimento multirracial e a evolução do seu relacionamento com a comunidade afro-americana em Chicago, onde trabalhou como organizador comunitário em igrejas afro-americanas.

A segunda parte leva-nos desde a candidatura presidencial de Obama à sua eleição para a Casa Branca, em Novembro de 2008, explorando os obstáculos e sucessos ao longo da campanha. Com constante pressão para definir a sua identidade segundo linhas raciais e frustrado pelo que interpretou como uma distracção a outras questões importantes, Obama fez o seu "discurso racial", em Março de 2008, uma defesa determinada da Constituição dos EUA e um apelo para se olhar além do "impasse racial", de forma a promover a prosperidade e a união.

A terceira parte leva-nos aos anos de Obama na Casa Branca e aos obstáculos ​​que enfrentou ao tentar aprovar uma legislação num Congresso muito dividido. Obama finalmente conseguiu aprovar o Affordable Care Act, mas a divisão tornou-se cada vez maior no Congresso. Enquanto a nação enfrentava um período de maior consciência sobre a brutalidade policial contra os afro-americanos e a fervorosa batalha partidária pelo controlo de armas, os seus críticos acusaram-no e à sua administração de não fazerem o suficiente para conduzir uma conversa sobre raça e o presidente segue em frente com políticas com foco na justiça racial e no seu fortalecimento.

o documentário engloba o homem e o presidente, com foco na sua visão de nação moldada a partir das suas próprias experiências e identidade. Pelo olhar atual, o documentário reflete sobre o governo de Obama com uma nova compreensão sobre os obstáculos pessoais que este enfrentou e a desafiante procura pela igualdade na América.

Pode assistir ao trailer do documentário aqui.