O Professor e o Louco: O filme que junta Mel Gibson e Sean Penn no mesmo elenco
15 Abril, 2019 0 Por Joel PintoO Professor e o Louco é uma extraordinária história verídica de génio, obsessão e loucura, centrada em dois homens extraordinários, que em 1857 conceberam o Dicionário de Inglês de Oxford – um dos projetos mais ambiciosos e revolucionários da época.
James Murray (Mel Gibson), é um professor sem estudos universitários com uma paixão enorme pela língua inglesa que aceita o desafio de criar o dicionário mais abrangente de sempre – com uma citação para ilustrar os vários significados de cada palavra -, tarefa que lhe levaria um século a concretizar. Para resolver esta situação em apenas “algumas” décadas, Murray desenvolve um sistema de “crowdsourcing” (uma palavra que surgiria apenas no século XXI) — contando com a ajuda de dezenas de filólogos amadores como pesquisadores voluntários.
Durante o processo de recolha de definições, o Professor Murray dá-se conta que um só homem tinha enviado mais de dez milhões de definições. O comité decide honrar o trabalho desta figura, W.C. Minor (Sean Penn), e Murray, curioso acerca deste homem acaba por descobrir que se trata de um médico, veterano da Guerra Civil Americana e simultaneamente um assassino preso num asilo para os criminosos loucos.
Este é um projeto que apaixonou Mel Gibson durante 20 anos e que acabou por ser concretizado com a ajuda dos produtores Nicolas Chartier, vencedor de um Óscar com ‘Estado de Guerra’, Bruce Davey, vencedor de um Óscar com ‘Braveheart: O Desafio do Guerreiro’, Mel Gibson, vencedor de dois óscares como realizador em ‘O Herói de Hacksaw Ridge’ e ‘Braveheart: O Desafio do Guerreiro’ e Gastón Pavlovich, produtor de ‘Silêncio’, nomeado para um Óscar.
Do elenco fazem ainda parte Natalie Dormer (‘Guerra dos Tronos’), Steve Coogan (‘Filomena’), entre outros.
Sinopse
Baseado no best-seller de Simon Winchester, O PROFESSOR E O LOUCO é uma extraordinária história verídica de génio, obsessão e loucura, centrada em dois homens extraordinários, que em 1857 conceberam o Dicionário de Inglês de Oxford – um dos projetos mais ambiciosos e revolucionários da época
O Professor James Murray (Mel Gibson) aceita o desafio de criar o dicionário mais abrangente de sempre, mas sabia que necessitaria de um século para recolher todas as definições necessárias. Contudo, através do uso de ajudas fornecidas por pessoas de todo o mundo, a obra poderia ser acabada em meras décadas.
Durante o processo de recolha de definições, o Professor Murray dá-se conta que um só homem tinha enviado mais de dez milhões de definições. O comité decide honrar o trabalho desta figura, W.C. Minor (Sean Penn), mas acaba por descobrir que ele é um veterano da Guerra de Secessão Americana e um assassino condenado e preso num asilo para os criminosos loucos.
1 DE MAIO NOS CINEMAS
Joel Pinto
Fundador do Noticias e Tecnologia, e este foi o seu segundo projeto online, depois de vários anos ligado a um portal voltado para o sistema Android, onde também foi um dos seus fundadores.
Sobre o autor
Fundador do Noticias e Tecnologia, e este foi o seu segundo projeto online, depois de vários anos ligado a um portal voltado para o sistema Android, onde também foi um dos seus fundadores.