NVIDIA anuncia o novo GPU RTX 6000 baseado na arquitetura Ada Lovelace

NVIDIA anuncia o novo GPU RTX 6000 baseado na arquitetura Ada Lovelace

22 Setembro, 2022 0 Por Joel Pinto

Na passada terça-feira revelei aqui que a Nvidia anunciou as novas GeForce RTX 4080 e 4090, no entanto, a empresa anunciou outros produtos, nomeadamente a nova placa gráfica RTX 6000 workstation baseada na sua nova arquitetura Ada Lovelace.

O novo GPU destina-se a designers, engenheiros e cientistas graças às suas capacidades de gestão de renderização, gráficos e inteligência artificial em tempo real que lhes permitem realizar simulações de engenharia de ponta, criar ambientes virtuais imersivos e acelerar o desenvolvimento, e experimentação, na área médica.

Equipada com as últimas gerações de tecnologias de renderização, inteligência artificial e 48GB de memória, o novo GPU NVIDIA RTX 6000 oferece até 4 vezes o desempenho da geração anterior RTX A6000 e, portanto, também é a plataforma ideal para criar conteúdo metaverso com NVIDIA Omniverse Enterprise.

O produto também encontra aplicação na televisão, à medida que cada vez mais emissoras estão a recorrer a software, e estações de trabalho, para construir a próxima geração de estações de TV.

Principais recursos do GPU NVIDIA RTX 6000

Segundo o comunicado de imprensa, os recursos da GPU NVIDIA RTX 6000 baseada na nova arquitetura Ada Lovelace incluem:

  • Núcleo RT de 3ª Geração: Até 2x a taxa de transferência da geração anterior com a capacidade de executar simultaneamente ray tracing com recursos de sombreamento ou redução de ruído.
  • Tensor Core de 4ª geração: desempenho de treino de IA até 2x mais rápido que a geração anterior com suporte estendido para o formato de dados FP8.
  • Core CUDA: Até 2x a taxa de transferência de ponto flutuante de precisão única em comparação com a geração anterior.
  • Memória GPU: Possui 48 GB de memória GDDR6 para trabalhar com os maiores modelos 3D, renderização de imagens, simulação e conjuntos de dados de IA.
  • Virtualização: Suportará o software NVIDIA Virtual GPU (vGPU) para várias instâncias de estações de trabalho virtuais de alto desempenho, permitindo que utilizadores remotos partilhem recursos e conduzam cargas de trabalho de computação, IA e design de ponta.
  • XR: Oferece desempenho de codificação de vídeo 3x maior do que a geração anterior, para streaming de várias sessões XR simultâneas usando NVIDIA CloudXR.
RTX 6000

A NVIDIA RTX 6000 baseada na nova arquitetura Ada Lovelace estará disponível em parceiros de distribuição e fabricantes globais a partir do próximo mês de Dezembro.

FONTE

Já deixou o seu like na nossa página do Facebook e do Instagram? Receba toda a informação em primeira mão. Siga-nos também no Google Notícias, basta seleccionar-nos entre os seus favoritos clicando na estrela.