NVIDIA Ampere promete ser 50% mais potente que o Turing mas com metade do consumo

NVIDIA Ampere promete ser 50% mais potente que o Turing mas com metade do consumo

6 Janeiro, 2020 0 Por Joel Pinto

Não é segredos para ninguém, saber que a AMD já trabalha com a arquitectura de  7 nm as placas gráficas da série Radeon 5000. Já a NVIDIA está na fase de acabamento dos GPUs com arquitectura Ampere, que segundo é dito, são esperadas no mercado para a segunda metade de 2020.

NVIDIA Ampere promete maravilhar os utilizadores

Até ao momento, a NVIDIA não revelou qualquer detalhe específico sobre a próxima geração de GPUs de 7nm, limitando-se a confirmar que algo de bom está em andamento, e que a empresa está pronta para surpreender os utilizadores com um roteiro renovado e interessante.

Com a CES 2020 em vista, não se pode excluir que a fabricante possa oferecer mais informações sobre a nova arquitectura, no entanto, um rumor recente, que chega pela mão do pessoal do TaipeiTimes, antecipa quais poderiam ser os trunfos das próximas placas gráficas da NVIDIA com GPUs Ampere.

Segundo o que foi relatado, a nova geração de GPUs NVIDIA está destinada a impulsionar o crescimento do mercado de jogos para desktop / jogos, entre outras coisas, favorecendo o crescimento dos parceiros de Taiwan que produzem  PC's para jogos.

Tudo isso será possível graças a um claro salto de desempenho em comparação com a geração actual de GPUs Turing, um salto vinculado não apenas ao processo de produção de 7 nm, mas também e, sobretudo, à introdução da nova microarquitectura Ampere. Segundo está a ser dito, a nova geração de GPUs NVIDIA Ampere será 50% mais poderosa que a actual Turing, e ainda assim tem metade do consumo energético.

De momento, não está claro se esse aumento de desempenho será linear, ou mais focado no Ray Tracing, mas esperamos soluções bem equilibradas nesse aspecto, e muito eficientes em termos de consumo.

Já deixou o seu like na nossa página do Facebook, no, Threads, do Instagram, do BlueSky e do X? Receba toda a informação em primeira mão. Siga-nos também no Google Notícias, basta seleccionar-nos entre os seus favoritos clicando na estrela.

Joel Pinto

Fundador do Noticias e Tecnologia, e este foi o seu segundo projeto online, depois de vários anos ligado a um portal voltado para o sistema Android, onde também foi um dos seus fundadores.