NSA recomenda que instale já uma actualização do Windows
10 Junho, 2019Se estiver a executar o Windows 7, Windows Vista, Windows Server 2008 ou Windows XP, a NSA recomenda a instalação de uma actualização contra o BlueKeep. Esta é uma vulnerabilidade altamente crítica que forçou o Windows a oferecer um patch online para versões mais antigas do sistema operativo Windows.
A vulnerabilidade BlueKeep é particularmente crítica, a NSA, que leva muito pouco discurso, emitiu uma recomendação para proteger os utilizadores: actualizar o seu sistema Windows, particularmente aqueles que estão no Windows 7, Vista, Server 2008 ou XP.
A agência de inteligência dos EUA estima que a falha do BlueKeep tem um alto nível de perigo. A vulnerabilidade, identificada há algumas semanas, parece oferecer uma ampla gama de possibilidades aos hackers: por um lado, realizando uma infinidade de ataques numa máquina, por outro lado, propagando as façanhas através da internet.
A NSA esclareceu o seu ponto de vista num comunicado: “Este é o tipo de vulnerabilidade que os ciber-atores maliciosos exploram com frequência através do uso de códigos de software que visam especificamente essa vulnerabilidade”.
A NSA então ilustrou: “Por exemplo, a vulnerabilidade pode ser usada para conduzir ataques distribuídos de negação de serviço (DDoS). O fato de as ferramentas estarem amplamente disponíveis para essa vulnerabilidade é apenas uma questão de tempo”.
Note que o Windows 8, 8.1 e 10 não são afectados por essa vulnerabilidade formidável. Vítimas potenciais do BlueKeep são utilizadores que usam versões mais antigas, e muitas ainda têm o Windows 7 como sistema favorito.
Teoricamente, a Microsoft decretou não querer mais fazer mais actualizações para esses sistemas obsoletos, mas a gravidade da falha e o alerta da NSA o levaram a rever sua cópia. A NSA recomendou que o TCP 3389 também fosse bloqueado, a autenticação no nível de rede activada e o controle remoto desactivado.
O aviso foi feito, e para o fazerem é porque é de extrema importância. Aqueles que frequentemente instalam todas as actualizações do Windows, podem ficar descansados, porque estão seguros.
Joel Pinto
Fundador do Noticias e Tecnologia, e este foi o seu segundo projeto online, depois de vários anos ligado a um portal voltado para o sistema Android, onde também foi um dos seus fundadores.