Novo Renault 5 apresentado no Salão Automóvel de Mónaco

Novo Renault 5 apresentado no Salão Automóvel de Mónaco

9 Setembro, 2021 Não Por Joel Pinto

A Renault aproveitou o Salão Automóvel de Mónaco para anunciar algumas das suas novidades para os próximos anos, e uma dessas novidades foi a apresentação do Protótipo de um novo Renault 5, que deverá entrar em produção em 2024.

Como já era de esperar, este novo Renault 5 será um carro 100% eléctrico, e segundo a própria empresa, é um modelo muito importante para a estratégia de relançamento e electrificação da marca francesa.

As suas especificações técnicas não foram reveladas, mas a montadora queria mostrar o conceito de alguns modelos do icónico Renault 5 do passado, e mostrou uma versão laranja TL, um Le Car Van preto, um eléctrico azul (uma versão eléctrica do o R5 1972) e um TX na cor Champagne. Uma escolha que não foi por acaso visto que o Protótipo tem referências claras ao modelo do passado, ao nível do design.

A equipa de design de Gilles Vidal inspirou-se neste emblemático modelo do património da Renault, conhecido e reconhecido em todo o mundo: o Renault 5. Este Prototype retoma as grandes linhas do seu design original. A abordagem moderna é visível na linha, mas também nos acessórios e materiais escolhidos que se inspiram no mundo da electrónica, do mobiliário e do desporto.

Renault 5

Novo Renault 5 deverá chegar ao mercado em 2024

E embora nenhuma informação técnica tenha sido divulgada, já sabemos que o futuro modelo de produção será baseado na plataforma CMF-BEV. A autonomia deverá ficar em torno de 400 km, já que a Renault vai-se concentrar em baterias com células NMC (Níquel, Manganês e Cobalto) para toda a gama dos seus futuros carros.