Novo problema grave descoberto no Android 13

Novo problema grave descoberto no Android 13

8 Setembro, 2022 0 Por Joel Pinto

O Android 13 está disponível desde meados de Agosto, e como sempre, os smartphones Pixel foram os primeiros a serem contemplados com essa nova versão do sistema operativo da Google. No entanto, esses também são os primeiros a sofrer com os problemas de crescimento do sistema operativo.

A verdade é que uma grande quantidade de utilizadores, que já usa o Android 13, está a dar conta de um problema de aquecimento nos seus equipamentos, e uma diminuição muito significativa na autonomia do mesmo. E apesar de não afectar apenas um modelo, parece afectar em especial os Pixel 6.

Tal preocupação já havia sido levantada como parte da versão beta do Android 13, mas parecia ter desaparecido com as últimas versões betas… até o lançamento da versão estável. Além dos muitos comentários sobre a ajuda online dedicada aos smartphones Pixel, o pessoal do 9to5Google organizou um pequeno estudo sobre este assunto.

Com os limites deste exercício para ter uma amostra verdadeiramente representativa, parece que quase 40% dos entrevistados notaram problemas de bateria no seu Pixel 6 com Android 13, e cerca de 20% com o Pixel 6 Pro. Isso sugere um problema bastante difundido e que em grande parte não existia com o Android 12.

Diante de solicitações no Twitter, e em outros locais, contas oficiais da Google apontaram para uma página de ajuda genérica para corrigir problemas de consumo de bateria num smartphone Pixel, ou afirmando que após uma actualização a autonomia provavelmente voltará ao normal após alguns dias de utilização... que até ao momento não teve sucesso.

Ao mesmo tempo, as soluções alternativas encontradas pelos utilizadores começaram a surgir. Como muitas vezes neste tipo de situação, a satisfação não está necessariamente presente. Em particular, foi recomendado restaurar a configuração de fábrica (com backup prévio de dados e configurações), ou menos radicalmente apagar dados relacionados ao Device Health Services.

Android 13

Android 13 parece ter problemas com a gestão de bateria

Por fim, a correcção para este problema pode ter acontecido com a disponibilidade da actualização de Setembro, que está neste momento a ser lançada para os equipamentos Google Pixel, com excepção do Pixel 6a.

Esta actualização inclui a correcção de "um problema que ocasionalmente aumentava o consumo de bateria devido a actividades em segundo plano do launcher", bem como a correcção de um problema que poderia impedir que o modo de carregamento sem fio fosse activado.

FONTE

Já deixou o seu like na nossa página do Facebook e do Instagram? Receba toda a informação em primeira mão. Siga-nos também no Google Notícias, basta seleccionar-nos entre os seus favoritos clicando na estrela.