Nova versão do Speedtest chega com serviço de VPN

Nova versão do Speedtest chega com serviço de VPN

1 Janeiro, 2020 0 Por Joel Pinto

Quando queremos medir a velocidade da nossa ligação à Internet, o primeiro nome que nos vem à cabeça é o do serviço, e aplicação, do Speedtest.net (ou simplesmente Speedtest). Durante vários anos, esta solução de teste de fluxo publicada pela Ookla tornou-se numa, senão a maior referência para esse tipo de teste. A aplicação Android possui 100 milhões de instalações, e o seu editor a melhora continuamente a aplicação. No entanto, é muito raro a Ookla adicionar novos recursos à mesma. Mas é isso que está a acontecer na última actualização do Speedtest.net para Android e iOS.

Speedtest já conta com um serviço de VPN

Tal como explica o editor na página da Google Play Store, “além de algumas melhorias no desempenho da aplicação, esta versão também inclui um primeiro olhar sobre o Speedtest VPN”. E tal como o nome sugere, o Speedtest VPN é um serviço de VPN 100% gratuito. O serviço ainda está na versão beta, mas é totalmente funcional. Para acreditar na Ookla, este serviço foi especialmente projectado para proteger a sua privacidade, e dados pessoais, em qualquer situação, especialmente em locais públicos, como cafés e transportes públicos.

É nesse tipo de lugar que os hackers aproveitam as multidões para realizar ataques do tipo man-in-the-middle, ou seja, um tipo de hacking que consiste em passar-se por um ponto de acesso WiFi para interceptar todos os dados de quem se liga, como os números de cartão de crédito, utilizadores e passwords … etc. Portanto, a presença dessa nova VPN gratuita é uma óptima notícia, especialmente porque muitos serviços concorrentes foram encerrados nos últimos anos.

Se tem alguma duvida em relação aos dados que a Ookla possa recolher, a empresa garante que o serviço não regista qualquer log e não recolhe, regista ou vende dados de actividade online.

Se estiver interessado, pode instalar a aplicação via Google Play Store, ou descarregando o APK aqui.

Joel Pinto

Fundador do Noticias e Tecnologia, e este foi o seu segundo projeto online, depois de vários anos ligado a um portal voltado para o sistema Android, onde também foi um dos seus fundadores.