Nova geração do Wi-Fi foi oficialmente lançada ontem

Nova geração do Wi-Fi foi oficialmente lançada ontem

17 Setembro, 2019 0 Por Joel Pinto

A nova geração do Wi-Fi foi oficialmente lançada nesta segunda feira. A Wi-Fi Alliance, a organização que supervisiona a implementação do padrão Wi-Fi, lançou o seu programa oficial de certificação Wi-Fi 6. Para quem não sabe o que isso é, significa que o padrão 6 está pronto para ser utilizado, e as empresas de tecnologia em breve poderão anunciar os seus próprios produtos como certificados para dar suporte adequado ao Wi-Fi 6.

O Wi-Fi 6 inclui várias novas tecnologias que se combinam para tornar a redes Wi-Fi mais eficiente. Isso é particularmente importante devido ao número de dispositivos que todos temos actualmente. “O cenário doméstico hoje parece com a densa implantação de ontem”, diz Kevin Robinson, líder de marketing da Wi-Fi Alliance.

Portanto, o objectivo do WF6 é aumentar a velocidade de uma rede lotada. A velocidade máxima teórica do Wi-Fi também aumenta para os 9,6 Gbps contra os 3,5 Gbps, mas esses valores não importam, pois o utilizador doméstico nunca os conseguirá atingir em casa. O que importa é que a rede possuia várias ferramentas que permitem operar mais rapidamente e fornecer mais dados de uma só vez, para que as velocidades que realmente obtém sejam mais altas do que antes. Esses ganhos serão mais visíveis em redes cangestionadas, onde as melhorias de eficiência compensarão as maiores demandas de Wi-Fi.

O lançamento de ontem é em grande parte uma formalidade. O programa de certificação Wi-Fi – apesar de importante e muito marcante no início da era do Wi-Fi 6 – não é necessário, e as empresas vêm lançando dispositivos compatíveis com essa tecnlogia, e há meses que provavelmente funcionam bem. Mas a Wi-Fi Alliance é composta por membros da indústria de tecnologia, grandes e pequenos, e as suas acções representam quais os recursos e tecnologias sem fio estão interessadas ​​em oferecer, portanto, este é um sinal claro de que o Wi-Fi 6 chegou.

Joel Pinto

Fundador do Noticias e Tecnologia, e este foi o seu segundo projeto online, depois de vários anos ligado a um portal voltado para o sistema Android, onde também foi um dos seus fundadores.