Nova falha de privacidade descoberta no Facebook

Nova falha de privacidade descoberta no Facebook

4 Julho, 2020 0 Por Joel Pinto

Já há algum tempo que não acontecia, ou pelo menos de forma a que tivesse sido tornado publico, mas agora parece que o Facebook "erroneamente" partilhou os dados pessoais de alguns utilizadores com cerca de 5.000 programadores por um período mais longo do que o prometido, violando as políticas de privacidade que a rede social implementou após o escândalo da Cambridge Analytica, em 2018.

A rede social afirmou anteriormente que os programadores de aplicações de terceiros deixariam de ter o direito de poder aceder aos dados do utilizador se uma pessoa não interagisse com a sua aplicação durante 90 dias. Nesse momento, o programador deveria solicitar aos utilizadores a sua permissão para aceder novamente aos seus dados, incluindo informações como endereços de email, aniversários e cidades nativas.

Facebook viola a sua própria regra de privacidade

Isso não aconteceu em alguns casos, anuncia o Facebook. Se um utilizador de uma aplicação de terceiros também estivesse ligado a um amigo no Facebook através dessa aplicação, os programadores poderiam extrair os dados de ambos os utilizadores ao mesmo tempo. A falha no sistema da empresa significa que os programadores que extraíram dados de um utilizador activo também puderam ver os dados do amigo desse utilizador, mesmo que o amigo não tenha aberto a aplicação há mais de 90 dias. O problema diz respeito às aplicações de cerca de 5.000 programadores, mas a empresa não revelou quantos utilizadores podem ter sido afectados.

“Corrigimos o problema no dia seguinte à descoberta. Continuaremos a investigar e priorizar a transparência para as principais actualizações” , afirma o Facebook.

Já deixou o seu like na nossa página do Facebook, no, Threads, do Instagram, do BlueSky e do X? Receba toda a informação em primeira mão. Siga-nos também no Google Notícias, basta seleccionar-nos entre os seus favoritos clicando na estrela.

Joel Pinto

Fundador do Noticias e Tecnologia, e este foi o seu segundo projeto online, depois de vários anos ligado a um portal voltado para o sistema Android, onde também foi um dos seus fundadores.