Nova atualização do Windows 10 está a impedir os PCs de iniciar

Nova atualização do Windows 10 está a impedir os PCs de iniciar

21 Janeiro, 2021 0 Por Joel Pinto

As atualizações cumulativas têm sido desde sempre uma dor de cabeça, e as mais recentes que foram disponibilizadas para o Windows 10, não parecem ser diferentes, já que estão a causar problemas a muitos utilizadores. Um estranho bug está a causar aquilo que é chamado de "loop de inicialização" e que como é obvio impede o PC de iniciar.

Os problemas parecem ter chegado com os patches de Janeiro, os KB4598242 e KB4598229 para as versões mais recentes do Windows 10.

Em diversos fóruns está a ser relatado que há um problema de loop de inicialização muito preocupante, que afeta muitas pessoas, e que leva os utilizadores para o "recovery" do Windows. Numa publicação no Reddit um utilizador explica:

“Eu tenho um problema de bootloop de "Reparação automática" que surgiu na ultima atualização do Windows 10 no Lenovo T14 AMD. Eu procurei a causa do problema, e foi causado pelo KB4598229. Falha de inicialização imediata, e redefinir sem qualquer BSOD, ou qualquer outro erro. Ele apenas me inicializa para o ambiente de recuperação após falhar na última inicialização.”

O utilizador dá conta de que a reparação automática também vai falhar, e a opção "update rollback" no ambiente de recuperação também não funciona, apenas mostrando um erro ao fim de alguns minutos. No final, esse utilizador do Reddit disse que conseguiu reverter as atualizações manualmente “usando o DISM no prompt de comando” no ambiente de recuperação, e isso permitiu que o laptop inicializasse normalmente. Aqui fica o comando:

dism /Image:C:\ /Cleanup-Image /RevertPendingActions

Windows 10 1803 forçar KB4598242

KB4598242 e KB4598229 a causar problemas aos utilizadores do Windows 10

Numa resposta a essa publicação, outro utilizador afetado diz que o comando DISM não funcionou com ele. Alem disso, outro utilizador no Reddit revela o seguinte:

“O meu PC entrou em loop de "preparação de reparação automática" depois de instalar essa atualização (o mesmo aconteceu quando apliquei o 20H2 alguns meses atrás. Tive que reiniciar a minha instalação do Windows). Alguma sugestão para resolver o problema sem ter de repor o computador?”

E esses são apenas alguns casos, entre as centenas que surgiram no fórum. Alem disso, há várias publicações no fórum do Answers.com, da própria Microsoft, a descrever vários problemas com essas atualizações cumulativas, incluindo aquele infeliz loop de inicialização.

Como tal, a nossa melhor sugestão, é que não instale os KB4598242 e KB4598229 até que a Microsoft resolva os problemas.

Ajude-nos a crescer, visite a nossa página do Facebook e deixe o seu gosto, para ter acesso a toda a informação em primeira mão. E se gostou do artigo não se esqueça de partilhar o mesmo com os seus amigos. Siga-nos também no Google Notícias, selecione-nos entre os seus favoritos clicando na estrela.