Nokia prepara-se para cobrar por actualizações Android

Nokia prepara-se para cobrar por actualizações Android

4 Janeiro, 2022 0 Por Joel Pinto

As actualizações são um ponto crucial nos smartphones, principalmente quando o assunto é a segurança. Os motivos pelo qual o iPhone demonstra ter mais longevidade, se comparado com os smartphones Android, é precisamente porque a Apple fornece um sistema de actualizações mais longo.

No entanto, o paradigma nas actualizações em equipamento Android está a mudar, e nos últimos meses temos assistido a diversas fabricantes a fazer dessas actualizações o seu ponto forte, como é o caso da Samsung e da Google, que prometeram agora mais actualizações do que aquelas que eram disponibilizadas no passado.

No entanto, a HMD Global, a empresa por trás dos smartphones Nokia, parece ter escolhido um caminho totalmente diferente, o das actualizações pagas. Apesar de contar com bom suporte, com três anos de patchs de segurança incluídos, a empresa está a planear lançar uma opção paga para alguns modelos, a fim de estender a recepção de actualizações durante mais um ano… algo semelhante ao que a Microsoft fez com o Windows 7.

Se o novo Nokia XR20 pode de facto desfrutar de quatro anos de actualizações de segurança, a maioria dos modelos no mercado pode contar com os tradicionais três anos. E segundo está agora a ser revelado, a HMD Global gostaria de apresentar uma opção paga, inicialmente reservada para os Nokia X10 e Nokia X20, para estender o suporte para patches de segurança durante mais doze meses.

actualizações

HMD Global prepara-se para cobrar por mais 1 ano de actualizações Android?

Os diversos retalhistas europeus incluiriam essa opção nas suas tabelas de preços, ao preço de 24,94 euros, embora de momento não seja possível comprá-los, uma vez que foram retirados das bases de dados. Portanto, é possível que a informação tenha sido publicada por engano, ou seja apenas uma jogada de marketing. A HMD Global poderia de facto testar a reacção do publico e entender se consideram o preço adequado ao serviço proposto. Afinal, seria um custo mensal de dois euros, e em troca recebia os patches de segurança durante mais um ano.

Outro dado que ainda não parece muito claro, é que se a opção estaria disponível para utilizadores profissionais e pessoais, ou somente para um deles.

FONTE

Joel Pinto

Fundador do Noticias e Tecnologia, e este foi o seu segundo projeto online, depois de vários anos ligado a um portal voltado para o sistema Android, onde também foi um dos seus fundadores.