Nokia abandona o mercado Russo
12 Abril, 2022Invasão à Ucrânia levam a Nokia a abandonar a Rússia
A Nokia é a mais recente empresa a abandonar o mercado Russo, depois destes terem invadido a Ucrânia. A empresa Finlandesa segue assim dezenas de outras grandes empresas que decidiram abandonar aquele mercado.
A Nokia já havia suspendido as entregas de produtos, e a realização de novos negócios, mas agora a empresa anunciou que transferiu todas as suas actividades de P&D para fora da Rússia. A empresa aponta à segurança, e bem-estar, dos seus colaboradores.
A empresa revela ainda que aquele mercado apenas respondeu a 2% das vendas liquidas em 2021, pelo que não deverá causar grande impacto nos seus relatórios financeiros. Ainda assim, a empresa espera que esta decisão, de abandonar a Rússia, levará a uma provisão no primeiro trimestre de aproximadamente 100 milhões de euros, mas espera que consiga compensar em outros mercados.
Para quem não sabe, o negócio da Nokia na Rússia vai muito alem do mercado de smartphones, já que a empresa é um dos grandes responsáveis pelos comunicações móveis no país.
Joel Pinto
Fundador do Noticias e Tecnologia, e este foi o seu segundo projeto online, depois de vários anos ligado a um portal voltado para o sistema Android, onde também foi um dos seus fundadores.