Não quer tornar o seu Google Pixel num pisa papeis? Não instale esta atualização

Não quer tornar o seu Google Pixel num pisa papeis? Não instale esta atualização

24 Janeiro, 2024 0 Por Joel Pinto

Nova dor de cabeça para alguns proprietários do Google Pixel

É uma sensação de déjà vu. Em outubro de 2023, os proprietários de smartphones Google Pixel que configuraram vários perfis foram afetados por um bug que no mínimo podemos classificar como chato. Presente no Pixel 6 e Pixel 7, esse bug pode fazer com que o equipamento fique completamente inutilizável... e que sirva de pisa papeis.

Na ocasião, a empresa explicou que “dependendo do dispositivo, esse problema pode fazer com que o utilizador principal não consiga aceder ao armazenamento. Também pode fazer com que o dispositivo seja reiniciado com uma mensagem de “redefinição de dados de fábrica”. Se esta mensagem for aceite, os dados que não foram guardados serão perdidos para sempre, e se recusada, o dispositivo será reiniciado várias vezes... ou seja entra em bootloop. Posteriormente, durante o mês de novembro, um patch corretivo foi implantado para corrigir o problema.

Infelizmente, o bug em questão parece persistir desde a atualização do sistema Google Play de janeiro de 2024, já que vários utilizadores do Google Pixel afirmam estar a enfrentar o problema de alguns meses atrás novamente. “Os sintomas são todos iguais: o armazenamento interno não está montado, a câmara bloqueia, a aplicação Google Files não mostra qualquer ficheiro, as capturas de ecrã não são salvas, o armazenamento interno aparece vazio no ADB Shell, etc.” Por ler alguns relatos no Reddit.

A lista de modelos afetados ainda é composta pelos Pixel 6 e 7, além do Pixel 8. A maioria dos utilizadores está atualmente sob a atualização do sistema Google Play de novembro de 2023. O patch de janeiro de 2024 ainda não foi amplamente distribuído. A Google deverá, portanto, poder interromper a sua implantação enquanto resolve o problema, tendo a fabricante também anunciado que está ciente do problema e está a trabalhar para o resolver.

Para verificar em que versão está atualmente o seu Google Pixel, vá para a aplicação Definições e:

  • Segurança e Privacidade.
  • Sistema e atualizações.
  • Procure em Atualização do sistema do Google Play, provavelmente verá a atualização de 1 de novembro de 2023.
Pixel 8

Se for afetado pelo bug, existem apenas duas soluções no momento: realizar uma redefinição de fábrica sob o risco de perder dados ou esperar enquanto a Google oferece uma correção.

Já deixou o seu like na nossa página do Facebook, no, Threads, do Instagram, do BlueSky e do X? Receba toda a informação em primeira mão. Siga-nos também no Google Notícias, basta seleccionar-nos entre os seus favoritos clicando na estrela.

Joel Pinto

Fundador do Noticias e Tecnologia, e este foi o seu segundo projeto online, depois de vários anos ligado a um portal voltado para o sistema Android, onde também foi um dos seus fundadores.