Nintendo: Afinal foram 300 mil as contas hackeadas

Nintendo: Afinal foram 300 mil as contas hackeadas

9 Junho, 2020 0 Por Joel Pinto

No final do mês de Abril falamos aqui de um hack que atingiu as Nintendo Network ID, e que cerca de 160 mil contas terão sido evadidas. Rapidamente a Nintendo admitiu essa situação, e informou que por causa dessa situação, a empresa foi forçada a fazer reset à password de milhares de contas.

Hoje, a empresa actualizou a sua declaração, revelando que, durante uma investigação subsequente, constatou que  mais140.000 contas podem ter sido acedidas por terceiros. Isso eleva o número total de utilizadores afectados para 300.000. No entanto, a Nintendo diz que, de todas as contas acedidas ilegalmente, menos de 1% pode ter sido usada para fazer qualquer tipo de compra. Independentemente disso, a empresa diz que reembolsou a maioria das compras aos afectados e continuará a reembolsar utilizadores que possam ter visto o seu dinheiro roubado por causa deste ataque.

Nintendo Network ID

300 mil contas Nintendo invadidas através do Nintendo Network ID

Assim como antes, a Nintendo já redefiniu as passwords dos Nintendo Network ID das respectivas contas Nintendo associadas. Vale lembrar que os Nintendo IDs de rede já não podem ser usados ​​para fazer login numa conta Nintendo.

Mais uma vez, a empresa recomenda o uso da autenticação de dois factores para ajudar a evitar esse tipo de ataque. Esse sistema envia um código de login exclusivo para o seu smartphone, ou outro dispositivo, sempre que tenta fazer o login, para que terceiros não possam aceder à sua conta, mesmo que conheçam a sua password. Enquanto a Nintendo menciona especificamente o Google Authenticator, verificamos que a aplicação de autenticação da Microsoft também funciona para esse fim.

Infelizmente ainda não há a opção para usar códigos SMS, portanto, precisará de uma aplicação dedicada.

FONTE

Joel Pinto

Fundador do Noticias e Tecnologia, e este foi o seu segundo projeto online, depois de vários anos ligado a um portal voltado para o sistema Android, onde também foi um dos seus fundadores.