Nikon prepara-se para abandonar o mercado SLR
13 Julho, 2022Actualmente, há muito hype sobre uma das melhores fabricantes de câmaras: a Nikon. A revista japonesa Nikkei, por exemplo, afirmou que a Nikon vai-se retirar em breve do mercado de câmaras SLR, porque se quer concentrar no mercado de câmaras sem espelho. Entretanto, a fabricante já respondeu a essa informação, através de uma declaração, onde nem nega nem confirma a informação.
A Nikkei a empresa vai dizer adeus às câmaras reflex de lente única. Isso não seria surpreendente no geral, porque a tendência geral, há muito tempo, é dos modelos sem espelho. A Nikkei afirma que, embora a Nikon continue a produzir, e vender, câmaras SLR existentes, não desenvolverá mais qualquer modelo.
A Nikon respondeu vagamente, chamando esse rumor de “especulação”, afirmando que não tem qualquer anúncio a fazer, e continua a fabricar, vender e fazer a manutenção das suas câmaras SLR. Mas isso não é uma contradição directa com as informações da Nikkei.
É claro que o mercado de câmaras encolheu consideravelmente nos últimos anos. Muitos utilizadores agora estão satisfeitos com os seus smartphones Flagships, que já disponibilizam fotos impressionantes que são suficientes para a maioria dos utilizadores. Obviamente, se é um utilizador mais exigente, tem uma ampla selecção de câmaras de sistema sem espelho. As SLRs são essencialmente um nicho no segmento profissional, que também está a ser conquistado por modelos sem espelho.
Nikon abandona o mercado SLR?
A Canon, concorrente mais próxima da Nikon, já anunciou que não quer mais lançar flagships DSLR. A EOS-1D X Mark III continuará a ser a última de seu tipo. Afinal, diz-se que a Canon ainda tem DSLRs de nível básico e médio.
Joel Pinto
Fundador do Noticias e Tecnologia, e este foi o seu segundo projeto online, depois de vários anos ligado a um portal voltado para o sistema Android, onde também foi um dos seus fundadores.