Assinantes mais antigos estão a abandonar a Netflix

Assinantes mais antigos estão a abandonar a Netflix

19 Maio, 2022 0 Por Joel Pinto

Cada vez mais utilizadores com mais de 3 anos de assinatura estão a abandonar a Netflix

Segundo um estudo muito recente, cada vez mais pessoas com uma conta Netflix de longa data estão a cancelar a sua assinatura da plataforma. Segundo esse estudo, cerca de 13% dos cancelamentos de assinaturas, durante o primeiro trimestre de 2022, foram de pessoas que eram assinantes há mais de três anos.

É publico que durante o primeiro trimestre de 2022 a Netflix perdeu 200.000 assinantes em todo o mundo. Essa foi a primeira vez que isso aconteceu na história da empresa, que já conta com mais de uma década. 13% deles eram assinantes de longa data, pelo menos nos Estados Unidos. Em comparação, era de 10% no início de 2021 e 5% no início de 2020.

E para piorar a situação, nada disto deve melhorar no actual trimestre, e estudos revelam que vai até ser pior. A Netflix espera perder dois milhões de assinantes, dez vezes mais do que no início do ano.

Mas porque essas perdas significativas? O serviço de streaming discute o facto de ter cortado o seu acesso na Rússia (por causa da guerra na Ucrânia), onde havia quase um milhão de assinantes. Além disso, o serviço aponta para o facto de que muitas pessoas partilham as suas contas em vez de fazer assinaturas individuais.

Existem dois elementos que a Netflix não menciona e que, no entanto, são cruciais. O primeiro não é outro senão o preço. A plataforma tem aumentado constantemente os seus preços e os últimos países afectados foram os Estados Unidos, Canadá e Irlanda. Na Irlanda, o preço subiu para 20,99€/mês, e por enquanto, em Portugal, a oferta mais cara é de € 17,99/mês.

Netflix

O outro ponto notável é que o catálogo da Netflix está a encolher porque outras plataformas estão a recuperar os seus direitos. A Disney, em particular, recuperou vários filmes, e séries, que lhe pertencem para colocá-los no Disney +. Aumento de preços, redução de catálogo… naturalmente, isso tem um impacto.

A Netflix continua a ser o serviço de streaming líder em número de assinantes. São actualmente 221,64 milhões, mas esse numero começou a cair e naturalmente outros estão a progredir. Recentemente, a Disney+ anunci ou ter 138 milhões de assinantes, um aumento de 33% em apenas um ano.

Já deixou o seu like na nossa página do Facebook? Receba toda a informação em primeira mão. Siga-nos também no Google Notícias, basta selecionar-nos entre os seus favoritos clicando na estrela.