Netflix melhora drasticamente a experiência de visualização no Android e Google TV

Netflix melhora drasticamente a experiência de visualização no Android e Google TV

8 Agosto, 2023 0 Por Joel Pinto

Se o questionarem sobre a diferença entre 23,976 e 24, certamente dirá que é uma diferença quase insignificante, e de facto isso é verdade, não estaria completamente errado se desse essa resposta.

Contudo, essas duas figuras certamente lhe dirão dizem algo se é um cinéfilo. Na verdade, estes últimos representam as duas taxas de frames: 23.976 frames por segundo, a frequência histórica do cinema com a qual os filmes mais antigos foram rodados, e 24 frames por segundo, um padrão mais moderno, e que foi recentemente adotado.

No entanto, apesar das aparências, essa nuance está longe de ser anedótica, principalmente nas plataformas de streaming. Na verdade, a maioria deles contenta-se com o suporte para o padrão de 24 fps. Assim, quando o utilizador assiste a um filme, ou série, a ser executado a 23.976 fps, ele notará gagueiras, ou solavancos em intervalos regulares. Especificamente, a cada 41 segundos, devido a uma “imagem ausente” no ecrã.

Se já experimentou essas gagueiras irritantes, sabe o quanto elas podem arruinar uma visualização. A Netflix finalmente percebeu isso e decidiu corrigir o problema no Android e no Google TV, dois sistemas operativos que ainda não suportavam 23.976 fps. Mas agora está feito, a partir de agora, a Netflix adapta automaticamente a taxa de frames ao ecrã de acordo com o conteúdo transmitido, eliminando assim todos essas “falhas”.

Netflix já se adapta aos 23.976 e 24 frames por segundo

Uma notícia muito boa para os fãs dos pequenos e grandes ecrãs, que agora poderão assistir aos seus filmes, e séries, nas melhores condições ou, na falta disso, quando quiserem no seu smartphone. Até porque se 24 fps já é amplamente utilizado na produção audiovisual, alguns diretores estão empenhados em continuar a filmar em 23.976 fps… e teria sido uma pena deixá-los de fora.

Joel Pinto

Fundador do Noticias e Tecnologia, e este foi o seu segundo projeto online, depois de vários anos ligado a um portal voltado para o sistema Android, onde também foi um dos seus fundadores.