NASA tem uma tecnologia que permite carregar um carro elétrico em 5 minutos
15 Outubro, 2022A rede de carregamento elétrico está a ficar para trás, já que os terminais de carregamento apesar de serem cada vez mais continuam insuficientes. Apesar de encontrar uma estação de carregamento rápido nas proximidades nem sempre é um problema, o seu custo pode ser alto.
Com cargas que variam de 20 minutos a mais de uma hora, a situação é particularmente complexa para os utilizadores, e isso também diminui adoção do carro elétrico (além do seu preço).
Mas a NASA pode ter uma solução: a agência espacial dos EUA publicou recentemente uma publicação no seu blog, no qual descreve um sistema de refrigeração de última geração que pode ajudar a acelerar o carregamento do carro elétrico.
Basicamente, trata-se da adaptação de uma tecnologia desenvolvida na Purdue University que resultou no projeto de um módulo FBCE (Flow Boiling and Condensation Experiment) que visa transferir calor para garantir o funcionamento de determinados dispositivos a uma temperatura muito precisa (notadamente a fissão nuclear sistemas de energia).
O sistema pode ser combinado com estações de carregamento para ajudar a aumentar a potência de amperagem de até 1400 amperes para uma carga completa de apenas 5 minutos.
Atualmente, os sistemas de carregamento mais avançados estão limitados a 520 amperes, enquanto os terminais domésticos são limitados a 150 amperes. Esses limites vêm da libertação térmica durante a passagem da corrente num cabo, que aumenta com a amperagem. Se a potência for muito alta, o risco de superaquecimento aumenta, por isso é crucial refrigerar os sistemas.
E se conseguisse carregar o seu carro elétrico em 5 minutos?
A tecnologia da NASA permite multiplicar por 4,6 a corrente elétrica que passa pelos cabos, sem superaquecimento, através de um líquido dielétrico capaz de dissipar até 24,22 quilowatts de calor.
Em teoria, o cabo assim criado pode fornecer até 2400 amperes, muito mais do que os 1400 amperes, permitindo uma carga completa do veículo em apenas 5 minutos.
Resta saber se essa tecnologia pode ser implementada sem riscos e em larga escala.
Joel Pinto
Fundador do Noticias e Tecnologia, e este foi o seu segundo projeto online, depois de vários anos ligado a um portal voltado para o sistema Android, onde também foi um dos seus fundadores.