Não sabe o que é o Wi-Fi mesh? a devolo explica

Não sabe o que é o Wi-Fi mesh? a devolo explica

17 Abril, 2022 0 Por Joel Pinto

O Wi-Fi doméstico é uma parte essencial das nossas vidas há algum tempo. São cada vez mais os dispositivos que dependem de uma ligação online estável, incluindo tablets, smart TVs e até robôs aspiradores. No entanto, esta ligação é muitas vezes instável em várias casas devido às redes domésticas convencionais estarem no seu limite de capacidade. A solução de ponta para a melhor ligação possível chama-se Wi-Fi mesh. Mas o que é isso, realmente? A devolo responde.

Esta é a configuração Wi-Fi de muitas casas: um router com funcionalidade Wi-Fi e talvez também um ou dois repetidores, que funcionam mais ou menos bem em conjunto. No entanto, esta configuração resulta frequentemente em problemas como streams de vídeo com atrasos, videoconferências com ligações perdidas, e até navegação na web com falhas. Estes problemas são causados ou por uma cobertura Wi-Fi insuficiente ou por pontos de acesso Wi-Fi mal coordenados.

A solução para estes problemas chama-se Wi-Fi mesh. Este termo refere-se a redes domésticas Wi-Fi de última geração que ligam vários pontos de acesso a uma rede Wi-Fi estreitamente interligada, o que permite uma cobertura significativamente melhor e otimiza a transmissão de dados.

O conceito de Wi-Fi mesh pode parecer tecnicamente confuso. Na realidade, por exemplo, o sistema Magic da devolo é particularmente amigo do utilizador e fácil de usar, porque praticamente tudo é executado de forma automática. Isto é visível desde o processo de configuração. Após os botões WPS no router e no devolo Magic serem premidos, os pontos de acesso sincronizam-se para que o mesmo nome Wi-Fi e palavra-passe sejam suportados em todos os pontos de acesso Wi-Fi. Assim, sem ter de esperar muito tempo, consegue-se uma rede doméstica mais forte que pode ser convenientemente controlada com a prática aplicação Home Network e proporciona uma melhor experiência online com funções inteligentes.

Wi-Fi mesh: a solução para os problemas do dia-a-dia

Quando se utiliza Wi-Fi mesh de última geração da devolo, os seus dispositivos beneficiam de várias formas no que diz respeito à estabilidade e velocidade:

  • A mudança automática (“steering”) do ponto de acesso e a direção do cliente garantem uma ligação suave. Os pontos de acesso individuais no Wi-Fi mesh asseguram que os dispositivos estão sempre ligados ao ponto de acesso mais forte. Os utilizadores beneficiam disto acima de tudo, por exemplo, quando se deslocam pela sua casa durante uma videochamada.
  • A direção da banda consegue um melhor desempenho através do Wi-Fi doméstico. Isto é conseguido através da comutação totalmente automática das ligações de dados entre as bandas de frequência de 2,4 GHz e 5 GHz – dependendo da banda mais adequada.
  • A equidade do tempo de antena (“airtime fairness”), na qualidade de “centro de controlo de tráfego”, assegura a melhor velocidade na “autoestrada” de dados da casa. O Wi-Fi mesh consegue isto ao oferecer aos dispositivos rápidos mais tempo de transmissão (tempo de antena). Assim, os dispositivos lentos e as aplicações menos importantes já não abrandam a transmissão de dados.
Wi-Fi mesh

Os sistemas mesh de última geração estão disponíveis em vários modelos, que diferem basicamente na forma como os componentes da rede comunicam uns com os outros. Enquanto algumas soluções funcionam exclusivamente sem fios, a devolo apoia-se numa fundação Powerline para os seus dispositivos da série de produtos Magic Wi-Fi para que a rede elétrica possa ser utilizada como um longo cabo de dados. A vantagem do Powerline é clara: esta solução contorna de forma segura os “inimigos” naturais das ligações Wi-Fi estáveis, tais como tetos, paredes e mesmo sistemas de aquecimento embutidos no chão.

A tecnologia Powerline integrada também torna o sistema modular particularmente fácil de expandir. Será que a casa precisa de acesso num novo andar onde nunca antes foi necessária uma forte cobertura Wi-Fi? Não há nada mais fácil: só precisa de um adaptador Magic Wi-Fi e de uma tomada elétrica livre. Assim, a rede mesh privada também ficará disponível no novo espaço com a qualidade a que está habituado – e sem quaisquer modificações estruturais ou configurações complicadas de software.

Já deixou o seu like na nossa página do Facebook? Receba toda a informação em primeira mão. Siga-nos também no Google Notícias, basta selecionar-nos entre os seus favoritos clicando na estrela.