Não! a PlayStation 5 não corre risco de avariar se utilizada na vertical

Não! a PlayStation 5 não corre risco de avariar se utilizada na vertical

13 Janeiro, 2023 1 Por Joel Pinto

Nos últimos dias circularam na Web algumas informações que davam conta de quem utilizar a PlayStation 5 na vertical poderia danificá-la irreparavelmente. Esta notícia criou emoção na comunidade de jogos, principalmente aos fãs da Xbox, que viram nisso uma oportunidade de criar alguns memes.

De facto, a PlayStation 5 foi oficialmente projetado para ser colocado na vertical ou na horizontal. Um suporte também é fornecido para esse fim, e e por isso que ele vem na embalagem do produto.

Esse rumor surgiu num artigo publicado no passado dia 5 de janeiro de 2023 no Wololo, site especializado em consolas de jogos, que tinha como título: “Você está a matar a sua PS5 ao usá-lo na vertical, devido a uma falha de design da Sony, segundo especialistas em hardware”.

Eles explicaram que o metal líquido que faz a condutividade entre o processador e o dissipador da PlayStation 5 pode derramar para os componentes à volta do mesmo. Se isso fosse realmente verdade, seria uma catástrofe para o funcionamento da máquina, pois impede que consiga refrigerar convenientemente o aparelho.

O artigo foi baseado nas palavras de um vídeo do YouTube do canal TheCod3r (este), que lançado em setembro de 2022. Neste último, TheCod3r descobre que a refrigeração de algumas PS5s havia vazado em alguns dos seus clientes que usavam a consola na vertical. No entanto, ele não conclui que essa seja a causa do problema. Wololo interpretou mal alguns dos comentários do TheCod3r e estabeleceu uma relação causal entre o vazamento do metal liquido e a posição vertical da consola. Desde então, ele corrigiu o seu erro e fez um mea culpa oficial.

PlayStation 5 pode ser utilizada na vertical sem qualquer problema

Se encontrar metal liquido a escorrer na sua consola, provavelmente não será porque a está a usar na vertical. O problema levantado no vídeo do TheCod3r diria respeito apenas a 5% a 10% das PS5 recebidas na sua oficina. Este tipo de falha é, portanto, muito pouco frequente para ser generalizado… e ele em momento algum consegue garantir que os utilizadores não tenham aberto a sua consola, por exemplo para limpeza, e na sua ingenuidade tenham retirado o dissipador, para mudar a pasta térmica… algo que não existe na PS5, mas é algo que se muda frequentemente na PS4.

FONTE

Joel Pinto

Fundador do Noticias e Tecnologia, e este foi o seu segundo projeto online, depois de vários anos ligado a um portal voltado para o sistema Android, onde também foi um dos seus fundadores.