Análise Sony SRS-XG300: Que maravilha!

Análise Sony SRS-XG300: Que maravilha!

17 Dezembro, 2022 0 Por Joel Pinto

O titulo deste artigo não deixa muito espaço para duvidas, já que é a nossa análise a um altifalante portátil que me conseguiu surpreender desde o primeiro instante, o Sony SRS-XG300. A Sony tem fama de ser uma das melhores quando o assunto é o som, e aqui mais uma vez não falhou.

O Sony SRS-XG300 pesa pouco mais de 3 kg, o que parece bastante pesado em comparação com produtos semelhantes dos seus concorrentes, mas acredito que seja pela tecnologia que tem no seu interior. Para o transportar devemos utilizar a sua alça emborrachada que recolhe quando não estamos a utiliza-la, e que fica disfarçada no corpo do altifalante. Um pouco mais abaixo da alça temos os pequenos botões, de ambos os lados: emparelhamento e Mega Bass à esquerda e reprodução, volume e chamada à direita.

Na parte de trás do altifalante, temos uma tampa de borracha protege as suas portas: uma porta de carregamento USB-C, uma saída USB-A de 5V que pode ser utilizada para carregar outros dispositivos e uma entrada de 3,5 mm para audição com fio. Também temos dois pequenos botões, um para desligar as luzes ambiente e um botão de bateria. Este ultimo botão se pressionado uma vez obtemos um anúncio vocal sobre a percentagem de bateria restante, ou se pressionado durante algum tempo serve para iniciar o modo de cuidado da bateria.

O Sony SRS-XG300 suporta Bluetooth 5.2 e emparelhamento rápido da Google, portanto, se possui um dispositivo Android, a configuração é rápida e fácil. Mas também é fácil para os proprietários do iPhone, e ainda temos a conectividade multiponto. Portanto, se estiver a organizar uma festa, dois utilizadores podem selecionar faixas de dois dispositivos distintos que ficam emparelhados simultaneamente.

Em termos de autonomia a Sony promete até 25 horas com uma carga e que a mesma conta com o carregamento rápido, em que 10 minutos na tomada deverão ser suficientes para 70 minutos de utilização. No entanto, nos meus testes, não consegui utilizar o dispositivo durante mais de 20 horas com uma única carga, mas isso provavelmente está associado à forma de como a utilizei, como volume e muito mais.

Outro recurso muito interessante é o facto de contar com a certificação IP67 que lhe garante alguma resistência à água e poeira, portanto, é bom para utilizar na praia ou na piscina. O Sony SGS-XG300 conta ainda com um microfone com tecnologia de cancelamento de eco para tarefas de viva-voz e, caso não tenhamos mencionado o suficiente, há luzes ambientais personalizáveis ​​em ambos os lados do altifalante, que saem diretamente dos altifalantes.

Sony SRS-XG300

O seu corpo é coberto com um tecido de alta qualidade, e tem um sistema bidirecional que conta com um tweeter de 20mm e um woofer com 61 x 68mm nos canais esquerdo e direito. São na verdade diafragmas não circulares, que a Sony chama de unidade X-Balanced, que é composto por um driver não circular que realiza mais pressão sonora para oferecer um som de alta qualidade.

Como não podia deixar de ser, ele deve ser utilizado em conjunto com a aplicação Music Center, da própria Sony, e essa é provavelmente a proposta mais completa que já vimos. Para começar, é fiel ao seu nome, pois na verdade extrai uma lista de quaisquer aplicações de streaming que instalamos no nosso telefone, para um acesso muito mais fácil.

É verdade, este dispositivo conta com muitas formas de aumentar ou alterar o seu altifalante, que chega a envergonhar a concorrência. Temos uma lista restrita de predefinições de EQ para experimentar e temos um equalizador de três bandas.

Em termos de qualidade de som, é o que de melhor podemos falar neste Sony SRS-XG300, a ponto de diz que deve esquecer os conhecidos “bass-boost” e “X-Bass”, já que aqui temos o “Mega Bass”. Ligar essa opção faz precisamente o que o seu nome indica, e acredite, as vantagens extras da influência de baixo é realmente grande. Simplificando, este altifalante tem uma excelente qualidade sonora, em praticamente todo o conteúdo.

Os agudos são claros, distintos e elevados, e os médios superiores são simplesmente geniais. Seja Rock, hip-hop, musica clássica, ou a assistir um filme, este altifalante vai-lhe deixar maravilhado em termos de qualidade de som.

Sony SRS-XG300

Veredito Final Sony SRS-XG300

Alguma desvantagem? Sinceramente não consegui encontrar qualquer ponto negativo no Sony SRS-XG300. Tal como informei no inicio deste artigo, ele conseguiu-me convencer desde o primeiro momento em que o emparelhei com o meu smartphone. Lembro-me que a primeira musica que fiz tocar no mesmo foi Dani Californi, dos Red Hot Chilli Peppers, e desde o primeiro acorde que o mesmo me deixou arrepiado.

Como tal, a minha nota para este altifalante não podia ser outra:

O altifalante foi-nos gentilmente disponibilizado pela Sony para que a realização desta análise fosse possível.

Joel Pinto
 | Website

Fundador do Noticias e Tecnologia, e este foi o seu segundo projeto online, depois de vários anos ligado a um portal voltado para o sistema Android, onde também foi um dos seus fundadores.