Murder by the Coast estreia hoje na Netflix

Murder by the Coast estreia hoje na Netflix

23 Junho, 2021 0 Por Joel Pinto

Murder by the Coast é um documentário que aborda, 20 anos depois, o problemático caso Wanninkhof-Carabantes. Uma aposta cinematográfica da Netflix, a partir dos múltiplos aspectos do caso, sejam eles judiciais, policiais, político, mediático, sociológico e de género... que faz hoje a sua estreia na plataforma de streaming.

Para quem não conhece o caso, em 1999, o jovem Rocío Wanninkhof foi assassinado. Dolores Vázquez, ex-companheira da sua mãe, foi para a prisão sem que existissem evidências sólidas que comprovassem a sua culpa. Influenciada por uma forte campanha discriminatória, a opinião pública espanhola quer encontrar um culpado. Quando o corpo sem vida de outra adolescente, Sonia Carabantes, aparece em 2003, a polícia prende o verdadeiro assassino, mas a essa altura a sociedade já havia virado a página.

Murder by the Coast

Murder by the Coast já está na Netflix

O documentário é realizado por Tania Ballo, que quando convidada a falar sobre o mesmo, afirma que:

“Há muitos anos que penso que esta história merecia um documentário. Trabalhei com a distância que o tempo nos proporcionou, com o maior respeito e com uma vontade crítica e reflexiva. Quando tudo isso aconteceu eu tinha 22 anos. Agora, 20 anos depois, trago um olhar mais maduro, e a partir de uma narrativa quase cinematográfica, posso fazer uma reflexão sobre a sociedade. Os meus trabalhos anteriores têm como eixos temáticos a história, a memória democrática, … agora a minha intenção com este filme é dar um passo além e resgatar o espírito de denúncia social na perspectiva contemporânea e de género, algo que há 20 anos era impensável ” .

Pode assistir ao trailer deste documentário aqui.