Multa de 405 milhões de euros para o Instagram por causa da privacidade das crianças
6 Setembro, 2022 0 Por Joel PintoA Meta foi multada em 405 milhões de euros por causa da sua rede social Instagram, e tudo por causa da gestão das configurações de privacidade das crianças, o que representou uma violação do Regulamento Geral de Proteção de Dados (GDPR) na Europa. Esta é a segunda maior multa decorrente das leis do GDPR da UE e a terceira (e maior) multa imposta à Meta pela Comissão de Protecção de Dados.
A multa decorre das configurações de privacidade do Instagram em contas geridas por crianças. O regulador investigou a rede social sobre o uso de contas comerciais por crianças, o que tornava publicamente visíveis dados pessoais como endereços de e-mail e números de telefone. A investigação também concentrou-se na política do Instagram de disponibilizar publicamente todas as novas contas, incluindo adolescentes, por padrão.
“Esta pesquisa concentrou-se em configurações antigas que actualizamos há mais de um ano e, desde então, lançamos muitos novos recursos para ajudar a manter os adolescentes seguros e as suas informações privadas”, disse um porta-voz da Meta. “Qualquer pessoa com menos de 18 anos automaticamente tem a sua conta definida como privada quando se inscreve no Instagram, para que apenas pessoas conhecidas possam ver o que publicam, e adultos não podem enviar mensagens para adolescentes que não os seguem. Envolvemo-nos totalmente com o regulador durante toda a investigação e estamos a rever cuidadosamente a sua decisão final”.
Instagram com multa milionária
A Meta ainda pode recorrer desta decisão do regulador irlandês, mas até ao momento em que este artigo está a ser escrito, ainda não o tinha feito.
Joel Pinto
Fundador do Noticias e Tecnologia, e este foi o seu segundo projeto online, depois de vários anos ligado a um portal voltado para o sistema Android, onde também foi um dos seus fundadores.
Sobre o autor
Fundador do Noticias e Tecnologia, e este foi o seu segundo projeto online, depois de vários anos ligado a um portal voltado para o sistema Android, onde também foi um dos seus fundadores.