Mudanças no WhatsApp fazem “explodir” a popularidade do Signal

Mudanças no WhatsApp fazem “explodir” a popularidade do Signal

9 Janeiro, 2021 0 Por Joel Pinto

Desde que o Facebook adquiriu o WhatsApp, muitas pessoas questionam-se sobre as regras de uso da aplicação, e qual o uso que o grupo iria dar aos dados dos utilizadores, já que a empresa é muito conhecida pelas suas falhas na proteção da privacidade.

A verdade é que a empresa comprou o WhatsApp em Fevereiro de 2014 e, desde então, pouca coisa mudou. Mas agora, a empresa de Menlo Park fez grandes mudanças, e essas mudanças assustaram muitos utilizadores, já que existe troca de dados pessoais entre o Facebook e o WhatsApp (falamos disso aqui), e isso poderá custar alguns milhões de utilizadores à plataforma, que já procuram alternativas. E uma dessas alternativas é definitivamente a plataforma Signal.

Como já deve saber (deixamos o link acima), o WhatsApp fez algumas alterações nas suas diretrizes de privacidade. Se tivéssemos que as resumir, diríamos que agora todos os dados do WhatsApp são partilhados com o Facebook. A empresa anteriormente permitia que os utilizadores permitissem, ou não, essa partilha, mas agora a escolha já não existe, e ou aceita os termos, ou simplesmente não poderá usar a aplicação.

Alguns parecem ter ficado desconfortáveis ​​com o facto das plataformas partilharem os seus dados. E é provavelmente por isso que muitos utilizadores começaram a procurar alternativas ao WhatsApp, e em particular o Signal. É que segundo essa plataforma, parece que os registos realmente cresceram significativamente nos últimos dias, causando até atrasos no envio dos códigos de verificação. E o fato do o próprio Elon Musk ter feito um Tweet a incentivar os utilizadores a inscrever-se no Signal, para substituir o WhatsApp, provavelmente não foi um acaso.

Signal tem um aumento massivo de novos utilizadores

O programador da plataforma diz que está a trabalhar arduamente com as operadoras para resolver os problemas que têm surgido, mas este congestionamento pode durar alguns dias, e isso prova que muitos utilizadores estão dispostos a abandonar o WhatsApp. Mesmo assim, a transição para uma nova plataforma não será fácil, e não será fácil convencer todos os seus contatos a migrar para uma nova aplicação. Sem falar nas empresas que usam o WhatsApp para as suas comunicações.

O WhatsApp é atualmente a plataforma de mensagens instantâneas mais popular do mundo, e é muito difícil imaginar um êxodo massivo dos seus utilizadores. E quem sabe, a fuga de alguns milhões de utilizadores não faça o Facebook pensar duas vezes nas alterações que efetuou.

Para quem não conhece, o Signal é uma aplicação gratuita para Android e iOS.

Joel Pinto

Fundador do Noticias e Tecnologia, e este foi o seu segundo projeto online, depois de vários anos ligado a um portal voltado para o sistema Android, onde também foi um dos seus fundadores.