Mudança no Android 13 da Samsung (One UI 5) não vai agradar a todos os utilizadores

Mudança no Android 13 da Samsung (One UI 5) não vai agradar a todos os utilizadores

9 Agosto, 2022 0 Por Joel Pinto

Já não é segredo para ninguém, a Samsung já está a trabalhar no Android 13, que na empresa é o One UI 5. E a prova disso é que a empresa Sul Coreana iniciou o programa beta deste sistema operativo, para os equipamentos da série Galaxy S22 em alguns mercados.

Ainda hoje, surgiram indicações de que a empresa também já está a trabalhar no One UI 5 para os equipamentos da série Galaxy S20, Galaxy S21, Galaxy A52 e Galaxy A53. No entanto, uma mudança no One UI 5 pode não agradar a todos os utilizadores.

É que segundo está a ser revelado, a Samsung removeu um dos atalhos de configurações rápidas da bandeja de notificação. As configurações rápidas nos telefones Samsung, bem como no Android em geral, ficam num menu de duas etapas. O utilizador pode fazer swipe para baixo na bandeja de notificações para aceder a alguns atalhos principais, enquanto um segundo swipe revelará uma lista completa de alternâncias que inclui várias páginas.

Esse é o caso da maioria dos telefones Android, mas o número de atalhos que verá a qualquer momento varia segundo a marca, e dispositivo do aparelho. Por exemplo, nos Google Pixel, o menu Definições rápidas mostra uma grade 2×2 acima das notificações e uma grade 4×2 no painel completo. Por outro lado, nos smartphones da Samsung, historicamente temos seis alternâncias no primeiro menu e uma grade 4 × 3 no segundo. Em ambos os casos, a Samsung mostra muito mais configurações rápidas de uma só vez em comparação com um Pixel.

No entanto, no Android 13, a Samsung está a dar um passo interessante, mas em outra direcção. Segundo parece, ao iniciar o One UI 5.0 beta num Galaxy S22+ agora temos apenas cinco ícones de configurações rápidas. A grade 4×3 maior permanece inalterada, mas ainda é estranho que a Samsung esteja a ajustar o menu voltado para a parte superior com esta actualização.

One UI 5 chega com mudanças nas configurações rápidas

Os motivos que levam a Samsung a mudar de ideias? Não faço ideia. Mas seis ícones no menu menor do primeiro passo podem parecer um pouco apertados, e utilizar apenas cinco ícones parece visualmente incorrecto.

Independentemente, o objectivo das configurações rápidas é ser rápido, portanto, remover um slot apenas torna o recurso muito menos conveniente. De qualquer forma, essa é uma mudança incrivelmente pequena e que a Samsung pode reverter facilmente quando o One UI 5.0 for lançado nas versão estável, que deve chegar mais perto do final do ano.

FONTE

Joel Pinto

Fundador do Noticias e Tecnologia, e este foi o seu segundo projeto online, depois de vários anos ligado a um portal voltado para o sistema Android, onde também foi um dos seus fundadores.