Mudança muito significativa está a chegar ao Android TV e Google TV

Mudança muito significativa está a chegar ao Android TV e Google TV

22 Novembro, 2022 0 Por Joel Pinto

Os chamados pacotes de aplicações, uma espécie de sucessor dos APK, estão a chegar ao Android TV e, consequentemente, também ao Google TV. Os pacotes de aplicações são um pré-requisito para as plataformas mencionadas já a partir de maio de 2023.

O que está por trás desta mudança repentina? Simplificando, os programadores empacotam as suas aplicações com mais eficiência para que menos espaço de armazenamento seja utilizado durante o download ou a instalação da aplicação em si.

Isso faz sentido, especialmente com smart TVs e reprodutores de multimédia, porque a capacidade geralmente é muito menor do que, por exemplo, um smartphones ou tablets. Segundo a Google, os pacotes de aplicações permitem uma economia de cerca de 20% (em média) no armazenamento quando comparados aos APKs. Além disso, os utilizadores podem arquivar pacotes de aplicações se não quiserem utilizar uma aplicação durante algum tempo, mas também não desejam desinstalá-la completamente – isso economiza cerca de 60% do espaço de armazenamento em comparação com a instalação normal. A descompressão é feita rapidamente para a aplicação voltar a ficar pronta para utilização.

Os pacotes de aplicação já são o formato padrão na Google Play Store. Embora a Google agora dê aos programadores 6 meses para fazer a transição de Android Package Kits (APKs) para App Bundles (ABBs). O gigante das pesquisas estima que um programador médio leva apenas 3 dias para fazer essa transição. Embora seja voluntário oferecer o arquivamento como uma opção em dispositivos móveis, será um requisito para as Smart TVs.

Android TV e Google TV

Pacotes de aplicações passam a ser obrigatórios no Android TV e Google TV

Os programadores que não alterarem as suas aplicações antes do prazo devem esperar que as suas aplicações fiquem ocultas nas interfaces da TV. Os pacotes de aplicações já são compatíveis com o Android 5.0 (API de nível 21). Segundo a Google, a troca quase sempre deve ser possível sem percalços, porque o Google TV, por exemplo, começou diretamente com o Android 10 (API de nível 29).

Como utilizador, é claro que não notará muitas dessas mudanças. Idealmente, deve descobrir que os tamanhos de download de algumas aplicações estão a diminuir e obterá o arquivamento como uma nova opção para algumas aplicações.

Joel Pinto
 | Website

Fundador do Noticias e Tecnologia, e este foi o seu segundo projeto online, depois de vários anos ligado a um portal voltado para o sistema Android, onde também foi um dos seus fundadores.