Mozilla suspende o lançamento do Firefox 65

Mozilla suspende o lançamento do Firefox 65

2 Fevereiro, 2019 0 Por Joel Pinto

No passado dia 30 de janeiro informei aqui que a Mozilla estava a lançar a versão 65 do seu navegador, o Firefox, mas parece que a empresa suspendeu as actualizações automáticas para o Firefox 65, pois os utilizadores não conseguem navegar em sites devido a erros de certificado. Esses erros estão a ser causados ​​por conflitos entre a verificação HTTPS de vários programas antivírus e do Firefox 65.

O Firefox 65 foi lançado esta semana e com ele vieram inúmeros relatos de utilizadores que, quando visitavam sites seguros, mostravam um erro do Firefox 65 que afirmava que a sua ligação não era segura e que havia um problema com a segurança restrita de transporte HTTP (HSTS) do site.

Se clicarem no botão Avançado, o Firefox mostra um erro indicando SEC_ERROR_UNKNOWN_ISSUER, o que significa que o certificado fornecido pelo site foi emitido pela autoridade de certificação que é desconhecida para o Firefox e, portanto, não será confiável.
Segundo as informações de erros da Mozilla, esses erros estão a ser causados ​​pelos módulos de protecção da Web em softwares antivírus, como o Avast, o AVG e o Kaspersky. Para que um software antivírus verifique uma ligação SSL criptografada em busca de conteúdo mal-intencionado, ela precisa de adicionar o seu próprio certificado ao armazenamento de certificados da Mozilla para executar um ataque MiTM (Man-in-the-Middle).

Devido a este amplo conflito, o Líder de QA da Mozilla, Ryan VanderMeulen, afirmou que a Mozilla suspendeu a actualização automática do Firefox 65 no Windows para evitar piorar o problema… que é uma decisão sensata.

Em resposta a esse problema, David Jursa, pesquisador de segurança de redes Avast, afirmou que o filtro HTTPS do Firefox será desactivado pelos produtos Avast & AVG para o processo do Firefox nas próximas horas até que uma correcção adequada possa ser criada.

Se foi afectado por este problema depois de actualizar para o Firefox 65, existem várias formas de contornar o problema mas nenhuma delas é uma boa solução, já que cria outros problemas ainda maiores… como é o caso da desactivação do Antivirus, ou a desactivação da verificação HTTPS no antivírus, ou simplesmente permitir que o Firefox use certificados do armazenamento de certificados do Windows. Uma solução para este problema deverá surgir nos próximos dias, e a solução mais eficaz é utilizar temporariamente outro navegador, até que a situação seja resolvida. E informaremos disso assim que for disponibilizada uma solução.

Joel Pinto

Fundador do Noticias e Tecnologia, e este foi o seu segundo projeto online, depois de vários anos ligado a um portal voltado para o sistema Android, onde também foi um dos seus fundadores.