Mozilla remove mecanismos de pesquisa Russos com o novo Firefox 98.0.1

Mozilla remove mecanismos de pesquisa Russos com o novo Firefox 98.0.1

15 Março, 2022 0 Por Joel Pinto

Yandex e Mail.ru deixam de estar presentes no Firefox 98.0.1

A Mozilla actualizou o seu navegador, que agora está coma versão Firefox 98.0.1, e que a nota de maior destaque é a remoção dos motores de pesquisa Russos do mesmo, no caso os Yandex e Mail.ru.

“Yandex e Mail.ru foram removidos como mecanismos de pesquisa opcionais no menu suspenso de pesquisa do Firefox”, indica a Mozilla.

O grupo especifica que os utilizadores que já instalaram uma versão personalizada do navegador com os dois mecanismos de busca, oferecidos pelos canais de distribuição parceiros, verão a personalização desaparecer, incluindo complementos e favoritos padrão. “Se necessário, o seu navegador voltará às configurações padrão, conforme oferecido pela Mozilla”, disse o grupo.

Qual o motivo dessa retirada? Isso está relacionado aos medos em torno da desinformação. Aqui está o que a Mozilla disse sobre a implementação do Firefox 98.0.1:

Após uma análise cuidadosa, estamos a suspender o uso do Yandex no Firefox devido a relatórios confiáveis ​​de que os resultados da pesquisa mostram uma prevalência de conteúdo suportado pelo estado, o que é contra os princípios da Mozilla. Isso significa que, por enquanto, o Yandex não será a experiência de pesquisa padrão (ou uma opção de pesquisa padrão) para utilizadores na Rússia, Bielorrússia, Cazaquistão e Turquia. Enquanto isso, estamos a direccionando os utilizadores para o google.com.

Firefox FTP 78 78.0.1 Firefox 98.0.1

A Mozilla está preocupada com os resultados das pesquisas sobre a guerra na Ucrânia, com os mecanismos de pesquisa russos espalhando falsas informações, ou pelo menos informações positivas para a Rússia.

Como sempre, aqueles que já tiverem o Firefox instalado no seu dispositivo, só precisam de o actualizar, e quem não tiver, quando o descarregar já recebe esta nova versão.

FONTE

Joel Pinto

Fundador do Noticias e Tecnologia, e este foi o seu segundo projeto online, depois de vários anos ligado a um portal voltado para o sistema Android, onde também foi um dos seus fundadores.